Nos últimos cinco dias, oito toneladas de entulhos descartados irregularmente foram recolhidos pela Companhia de Urbanização (Comurg) em Goiânia. A ação contemplou 65 setores da capital, limpando resíduos oriundos, principalmente, de dejeitos de construção civil, móveis, galhadas de árvores e lixo doméstico.
Todos os meses a Comurg chega a recolher até 45 mil toneladas de entulhos descartados de forma irrelugar pela cidade. A operação envolve cerca de 60 colaboradores que utilizam tratores, caminhões e pás carregadeiras.
O presidente da Comurg, Alisson Borges, atenta para a conscientização da população, que atualmente alimenta os 125 pontos de descarte irregular identificados na cidade, em 80 setores. “É importante a mudança de hábito da população para reduzir o descarte inadequado, porque este tipo material pode causar malefícios à população, à cidade e ao meio ambiente”, ressalta o presidente.
De acordo com Alisson, a prefeitura estuda a implantação de mais 20 ecopontos na cidade, para reverter o quadro e dispor de pontos específicos para a coleta ideal do material descartado. Atualmente, Goiânia conta com quatro unidades de ecopontos que já receberam 60 mil toneladas de resíduos nos últimos cinco meses.
Leia mais sobre: Comurg / Limpeza Urbana / Prefeitura de Goiânia / Goiânia