21 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:30

Oito mil veículos serão leiloados pelo Estado em janeiro

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) leiloará em janeiro de 2017 oito mil veículos apreendidos por irregularidades. De acordo com o diretor de Planejamento e Finanças do Detran-GO, Paulo de Jesus, a maioria dos veículos foi apreendida por falta de pagamento de licenciamento e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“Tem que pagar todo licenciamento, taxas, multas se tiver, IPVA vencido, para retirar do pátio e evitar que vá a leilão. É condição para que a pessoa retire, porque se foi apreendido foi por irregularidade ou falta de condições de circulação por algum equipamento de segurança ou por questão de estar com licenciamento vencido, que é o que permite o veículo circular e IPVA”, explicou o diretor.

Agora, com a lei federal 13.160/2015, os veículos apreendidos deverão ser retirados dos pátios Detran de todo o país em até 90 dias. Após esse período, os veículos poderão ser leiloados. Antes, a legislação previa que os veículos ficassem por até cinco anos esperando ser retirados antes que fossem a leilão.

“Foi aprovada uma nova lei agora que com 90 dias após a apreensão ele pode ser leiloado. Então, agora o tempo é mais curto. Consequentemente é mais rápido para que os proprietários legalizem e retirem do pátio”, afirmou Paulo de Jesus.  

Segundo o diretor, todos os proprietários dos veículos que estão previstos para o leilão, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, foram notificados e ainda terão um prazo para regularizar a situação. “Caso não seja feito em até 24 horas antes da efetividade do leilão, vai ser feito o leilão”, disse.

Inadimplentes

Paulo de Jesus informou que a partir de 2017 haverá leilão de veículos todos os meses. Em fevereiro, por exemplo, já estão previstos quatro mil veículos. Ao todo, são 28 mil veículos apreendidos que poderão ir a leilão. Em todo o estado cerca de 1.520 veículos estão inadimplentes, o que aumenta a probabilidade de elevar o número de veículos apreendidos.

“É 43% da nossa frota. Para isso, o Detran-GO reativou o setor de dívida ativa e nós já notificamos em torno de 150 mil e vamos continuar notificando. Notificamos devedores do ano de 2014 e 2015. Na verdade, a gente não tem esse interesse de leiloar os carros. Estamos preparando o leilão, notificando todos os proprietários para que eles regularizem e retirem”.

Interessados

Os interessados em participar do leilão ou, pelo menos, vistoriar os veículos antes da data prevista para o leilão poderão acessar o site do Detran-GO e clicar no link “Leilões”. “Lá você acha os oito leiloeiros e o site deles com informações dos veículos, lotes”.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades