A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou nesta quarta-feira (02/10) alteração no itinerário de oito linhas de ônibus que atuam no transporte público da grande Goiânia. Por meio de nota, o órgão afirmou que as alterações visam “atender de forma mais assertiva o usuário”. Os estudos atenderam demandas de moradores, melhoraram a trafegabilidade em alguns locais e provocaram a criação de Pontos de Embarque e Desembarque (PEDs) para os clientes do transporte público, afirma a companhia.
Confira as principais mudanças:
A linha 081 – T. Senador Canedo/São Francisco/Caldazinha vai trafegar pela Rua JP-3, deixando de atender pela Rua JP-2. A solicitação foi feita por moradores para melhorar a rotina de embarque e desembarque. Um PED foi desativado na JP2 e outro criado na JP-3.
A linha 210 – T. Vila Brasília/Vila Maria muda o trajeto no sentido Terminal/Bairro passando a usar, a partir de hoje, a Rua Manguapé. Dois pontos de embarque e desembarque foram criados. O trajeto anterior tinha a Rua Araruama como via e que teve dois pontos desativados. A razão da mudança são as difíceis condições de trafegabilidade pela Rua Araruama.
A linha 312 – T. Vl. Brasília / Res. Cândido Queiroz também muda o itinerário pelo mesmo motivo da linha 210: as difíceis condições de trafegabilidade da Rua Araruama. No sentido Terminal/Bairro a linha 312 passa a trafegar pela Rua Manguapé. A mudança provocou a criação de dois PEDs para os usuários.
A linha 506 – Terminal Araguaia/Cepaigo tem previsão de melhora no desempenho de viagem com a alteração em seu itinerário no sentido Bairro/Terminal. A CMTC aposta nesse ganho no tempo de viagem depois de avaliar o fluxo cada vez maior na Rodovia BR – 153. A decisão foi a de transferir o percurso da linha para a Rua dos Pássaros, Avenida Nossa Senhora Aparecida e assim pegar a pista auxiliar da BR-153- em um trecho menor que o percorrido anteriormente-, seguir pela Rua São Domingos, Rua São Bernardo e Avenida B. Após esse percurso o ônibus chega ao terminal Araguaia.
Ao longo desse trajeto sete PEDs foram criados. Atenção ao percurso desativado para a linha e que passa pela Avenida Irmã Catarina e pista auxiliar da rodovia, a nova proposta desativou um PED na avenida e cinco na pista auxiliar.
A linha 717 – T. Pe. Pelágio / Jardim Vitória – Via Novo Planalto passa a ter no plano de operação com a mudança de trajeto no Bairro São Carlos, o motivo foi o de diminuir em aproximadamente 300 metros a distância de caminhada dos moradores dos Residenciais JK etapas 1 e 2 até o embarque. A CMTC informa que tão logo o Residencial JK (1 e 2) ganhe infraestrutura viária a linha dará atendimento dentro do Bairro.
A operação será em forma circular deixando de trafegar no sentido horário para operar no sentido anti-horário no trajeto definido para as ruas SC-35, 46, 27,50, 29, 57, Rua A2, SC 35 e Avenida do Comércio. Na Rua SC-35 três PEDs desativados e outros quatro criados, na SC-29 um PED foi desativado e outro criado e na CS- 57 três desativados e dois criados.
Já o modo operacional da linha 011- Terminal Praça “A”/Av. T-10 -e que tem como rota o Goiânia Shopping – teve alteração apenas no número da sub-linha que faz esse atendimento. A ideia é não confundir o usuário que deseja ir ao centro comercial. Então, para que fique bom para esse passageiro, a operação a partir de hoje é feita pelo ônibus com referência a sub-linha 911- Terminal Praça A/Avenida T-10. Não houve mudança nos pontos de embarque e desembarque.
Para a linha 970 – T. Araguaia / Santa Luzia / Via Pq. Industrial a mudança no itinerário teve como motivo a dificuldades de se fazer a conversão na Avenida Santana com a Rua da Alegria. O embarque e desembarque será no PED localizado na Rua São José, esquina com Rua da Consolação.
E a busca por melhor atender e com planejamento fez alteração também na linha 582-H – T. Bíblia / Bela Vista / Roselândia / Maria Nadir. O itinerário foi modificado para que os usuários do Residencial Vitória e Conjunto Residencial Bela Vista fossem contemplados. A operação será no modo circular com dois PEDs desativados na Rua Inácio Pinheiro. Outros quatro foram criados, sendo dois na Avenida Senador Pedro Ludovico, um na Rua 6 e outro na Rua Santos Dumont.
Leia mais sobre: Brasil