23 de dezembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 19/04/2021 às 09:49

Oito anos após a primeira participação, Atlético Goianiense retorna à Sul-Americana; conheça os adversários

Dragão se prepara para à Sul-Americana (Foto: Redes Sociais/ACG)
Dragão se prepara para à Sul-Americana (Foto: Redes Sociais/ACG)

Pela segunda vez em sua história, o Atlético Goianiense participou da Copa Sul-Americana, o segundo torneio sul-americano mais importante. Os comandados do treinador Jorginho tentam a façanha de conquistar o primeiro título continental mas terão duras pedras ao longo da trajetória. Nesta terça-feira (20/04), o Dragão já terá vida dificil ao enfrentar o argentino Newell’s Old Boys.

Na sua primeira e até então única participação em 2012, o Dragão enfrentou dois times, o primeiro, o brasileiro Figueirense, que o time goiano derrotou nos pênaltis, após jogos de ida e volta, ambos empatados mas não conseguiu superar os chilenos da Universidad Católica, com vitória de 2×0 dos chilenos no primeiro jogo e 3×1 do time da capital goianiense no segundo. Naquela edição, o São Paulo foi campeão em cima do Tigres (ARG). 

Nove anos após aquela participação, o Atlético volta à competição com vontade de fazer bonito. O time tem dois adversários no Grupo F já definidos: O cabeça de chave, Newell ‘s Old Boys, da Argentina, o Palestino do Chile e o Libertad do Paraguai.

O adversário da estreia já foi definido, trata-se do Newell ‘s Old Boys, clube fundado em 1903, localizado na província de Santa Fé, em Rosário, os comandados pelo técnico Kudelka  é o décimo terceiro colocado do campeonato argentino com 4 pontos. O time em oito jogos empatou quatro e perdeu outros 4, com uma delas sendo uma goleada de 4×0 para o Defensa y Justicia. Na última década participou uma vez da Sul-Americana, no ano de 2018, quando caiu na terceira fase para o Athlético Paranaense. O time está em último lugar e nos oito jogos que jogou até o presente momento repetiu a mesma escalação apenas quatro vezes.

Já os chilenos comandados por José Luis Sierra participaram da Copa Sul-Americana três vezes na última década, caindo nas quartas em 2016, na segunda fase em 2017 e ficando apenas na primeira fase em 2019. Foi campeão da Copa do Chile  em 2018 e está em 15º lugar no Campeonato Chileno de 2021, com apenas 3 jogos disputados, um empate e duas derrotas. 

O Club Libertad participou da Copa Sul-Americana seis vezes nos últimos dez anos, sendo as melhores apresentações em 2013 e 2017, anos em que o clube chegou às semifinais. É líder do Campeonato Paraguaio com 22 pontos em 11 jogos (7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.). Os títulos recentes do clube são o Campeonato Paraguaio em 2017 e Copa do Paraguai em 2019.

O Atlético é líder isolado do Campeonato Goiano de futebol com 25 pontos, com oito pontos de vantagem para o segundo colocado e tem o atacante Zé Roberto como um dos artilheiros do torneio com 4 gols com classificação garantida para a próxima fase, além de ter passado pelo Joinville na Copa do Brasil vencendo a partida fora de casa por 2 a 0. (Por Pedro Leite, estagiário do Diário de Goiás, sob supervisão de Domingos Ketelbey)


Leia mais sobre: / Atlético Goianiense / Destaque 2