22 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Ofensiva governista

 

A ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, lançou uma ofensiva aos novos partidos e o Planalto consegue, por ora, angariar os seus apoios para a presidente Dilma. Chamou para conversar líderes e presidentes do PEN51, PROS e Solidariedade. Na véspera de Marina Silva decidir sua vida, o presidente do PEN51, Adilson Barroso, esteve no Palácio do Planalto, e faz mistério da pauta. O PROS está afinado com Dilma, e sua fundação e campanha por filiação de parlamentares teve uma curiosa ajuda do empresário Junior da Friboi (PMDB-GO), aliado de Michel Temer.


 

Primeiro racha
O Solidariedade, de Paulinho da Força, estava fechado com o presidenciável Aécio Neves (PSDB), mas já rachou pelo fato de metade da bancada ser governista.

Os 21 do PROS
Líder do PROS, o deputado Givaldo Carimbão (AL), que deixou o PSB, comemorou ontem a adesão de 21 deputados, fortes nomes regionais. A meta, porém, eram 28.

Magoou
O ex-ministro Brizola Neto está isolado no PDT depois da Operação Esopo que defenestrou parte da cúpula do Ministério do Trabalho da gestão do sucessor.

Reviravolta
A defesa dos presos na Operação Mãos Limpas da PF, que em 2010 mandou para a cadeia o ex-governador do Amapá, Valdez Góes, e o sucessor, Pedro Paulo, entre outros, levanta dados na tentativa de derrubar a operação no STJ, com base nas escutas realizadas. Entra na esteira do precedente aberto pela queda da Satiagraha.

Fisgado
Na Mãos Limpas há caso de um empresário do setor de pesca em Macapá que foi detido, e depois inocentado, mas que entrou em depressão e o negócio quebrou. Mas há muita coisa cabeluda também dos políticos encarcerados.

Euforia no TCU
O software desenvolvido pelo Ministério do Turismo com acompanhamento em tempo real de empenhos e execuções do orçamento animou o TCU. Por se tratar de ferramenta pré, e não pós-fiscalização. O tribunal torce para que se espalhe na Esplanada.

Exportado
Os ministérios da Cultura, Esporte e Cidades também adotaram o software, chamado Siacor – Sistema de Acompanhamento de Contrato e de Repasses.

Mercosul….
Maior fabricante de cigarro pirata da AL, o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, mal passou por Brasília e já apareceram 40 mil cigarros contrabandeados no Gama.

Baderna carioca
Comentário no Congresso é que a Polícia do Rio deu um tiro no pé ao determinar prisão de mascarados – que de fato merecem o xilindró. Mas esqueceram a máxima da filósofa da realidade Rita Lee: ‘Quanto mais proibido, mais faz sentido a contravenção’.

Acorda aí!
Ideli ligou ontem para o senador Wellington Dias (PT-PI) e cobrou ele para que a defendesse de denúncia sobre uso de helicóptero da PRF em visitas em SC. Ele subiu na tribuna às 19h30 e o fez. Cheio de elogios

Pouso tranquilo
A Infraero, Anac e o DECEA estão em esforço conjunto pela implantação do ILS (Instrument Landing System), que ajuda aterrissagem sob chuva ou neblina, nos aeroportos Santos Dumont (RJ), Joinvile (SC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR). Falta as aéreas treinarem pilotos e as prefeituras limparem terrenos ao redor das pistas.

Espionagem
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) vai ouvir hoje o jornalista Glenn Greenwald na CPI da Espionagem. ‘Ele é a origem da CPI, minha expectativa é que possa detalhar ou revelar algo. Queremos saber que tipo de informação vazou sobre a Petrobras’.

Filosofando
O deputado Pastor Feliciano (PSC-SP), da Comissão de Direitos Humanos, matriculou-se no curso online de Filosofia ministrado pelo professor Olavo de Carvalho.

Casa de ferreiro…
Uma turma do Congresso fez forte e discreto lobby ontem pela tramitação da PEC 53, de 2007, que regulamenta direitos trabalhistas para secretários parlamentares.

Ponto Final
Vem aí o Horário de Verão, prova da incompetência de seguidos governos no setor energético.
_________________________________________
Com Equipe DF e SP

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini