14 de outubro de 2024
Reforma

Obras de restauração da Igreja Matriz são iniciadas, em Aparecida

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida é um monumento histórico e foi tombada como patrimônio cultural de Aparecida de Goiânia
Na primeira etapa da reforma já foi realizada a retirada do piso interno e dos barrotes da Igreja. Foto: Divulgação
Na primeira etapa da reforma já foi realizada a retirada do piso interno e dos barrotes da Igreja. Foto: Divulgação

As obras de restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz de Aparecida de Goiânia, já começaram. Na última terça-feira (7), as primeiras ações foram vistoriadas pelo secretário de Cultura de Aparecida, Érick Magalhães, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Allyson Cabral.

A Igreja é tombada como patrimônio cultural de Aparecida e protegida pela lei federal como monumento histórico. Nesta primeira etapa da restauração já foi realizada a retirada do piso interno e dos barrotes.

Antes das primeiras intervenções, foram levantados anteriormente os aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da Igreja. O projeto, aprovado pelo Iphan, estabelece a restauração das características físicas e patrimoniais da igreja centenária, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do monumento.

O superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, afirma que as obras estão dentro do esperado. “Já cercaram a igreja com tapumes e o início das intervenções está de acordo com o cronograma. É uma obra dedicada à preservação das características do centenário da igreja e que vai dar um novo salto de qualidade ao templo. É importante dizer que essa é uma visita para verificar o início das obras, não é propriamente uma inspeção técnica”, explica.

A ordem de serviço para o início das obras de restauração foi assinada pelo prefeito Vilmar Mariano no dia 26 de janeiro deste ano. A expectativa é de que as intervenções de restauração da igreja sejam realizadas em até 12 meses, conforme contrato com a Marsou Engenharia, empresa responsável pela restauração do monumento.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Cidades