As obras de restauração da Catedral de Sant’Ana, considerada a “Igreja Mãe” na cidade de Goiás, já estão 60% concluídas, com previsão de entrega até dezembro deste ano. Nesta segunda-feira (22), durante a transferência simbólica da capital do estado para a cidade de Goiás, a igreja foi visitada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), que afirmou que o projeto é um “resgate do patrimônio da história de Goiás”.
A restauração da Catedral faz parte do projeto Fé, Religiosidade e Devoção, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com investimento estadual de R$ 3 milhões, a obra inclui a instalação de novas calhas, recuperação das lajes, tratamentos de paredes e colunas com trincas, novas instalações elétricas, além de restauração e higienização dos sinos das torres.
O governador contou que para ele, a Catedral traz um resgate da memória da infância, e destacou que vê-la restaurada é uma alegria. “Esse teto todo caído, a parte das tesouras de madeira, sustentação das telhas, tudo aquilo não suportaria mais uma chuva. Agora estamos fazendo algo maravilhoso, vai ficar à altura da uma Catedral de Sant’ana, tudo no granito e com iluminação apropriada”, acrescentou Caiado.
O pároco da catedral, padre Augusto Cezar Pereira, explicou os detalhes da obra da “Igreja Mãe”, como é conhecida a catedral, que está quase pronta, com teto e forro novos, e piso e iluminação sendo preparados para instalação. “Esta igreja é importante não só para os irmãos católicos, mas para todos os cristãos e aqueles que fazem com que a cultura seja espaço também de vida”, disse o padre.
Tombada como patrimônio histórico, a Catedral de Sant´Ana começou a ser construída em 1743. A última grande restauração foi realizada pela Diocese de Goiás em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1998. A catedral conta com um conjunto de cinco murais produzidos pelo artista plástico e sacerdote espanhol Cerezo Barreto. O edifício possui elementos típicos do estilo neoclássico.
A secretária de estado da Cultura, Yara Nunes, lembrou do valor histórico da Catedral. Para ela, a restauração é uma ação de democratização do acesso à cultura, distribuição de recursos e compromisso do Governo de Goiás com seu patrimônio. “Existem várias lendas sobre essa igreja, o que só demonstra o quão inserida na cultura goiana ela está”, destacou.
Leia mais sobre: Catedral de Sant'Ana / Cidade de Goiás / Ronaldo Caiado / Notícias do Estado