22 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:22

Obras da BRT começaram nesta quarta-feira, 31

Nesta quarta-feira (31) começaram as modificações nas proximidade do Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico ponto de partida das obras que seguem até o Terminal do Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia. O primeiro passo das obras Bus Rapid Transit (BRT) começou com a drenagem do solo para a instalação de galerias pluviais. O custo da obra está avaliado em R$ 242 milhões.

As reformas pega a Avenida 4ª Radial, Avenida Circular e em toda extensão do Terminal Isidória. Alguns trechos da 4ª Radial foram estreitados para facilitar o trabalho do consórcio executivo da obra e não prejudicar o tráfego de veículos na região. O trecho 1, que liga o terminal Isidória ao Cruzeiro tem 4,8 quilômetros e terá 4 estações de passageiros no percurso. Outra parte que está em andamento é a do terminal de passageiros que fica na altura da Praça do Trabalhador.

Como conta o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fernando Cozzetti, o BRT irá melhorar o transporte público em Goiânia e também a mobilidade urbana da Região Metropolitana.

Segundo o secretário, a preocupação do prefeito Iris Rezende (PMDB) é em melhorar o transporte público da Região Metropolitana com ônibus modernos e tecnológicos, que trarão segurança, comodidade e economia de tempo em suas vias exclusivas. A previsão é de que quando as obras chegarem ao fim receba mais de 120 mil usuários de ônibus por dia e ligue as regiões Norte e Sul de Goiânia.

Quando entregue, a Seinfra promete que o BRT terá veículos articulados, paradas em 39 plataformas e seis terminais de integração em todo o percurso de 21 quilômetros de Goiânia. No entanto, de acordo com o secretário, a atual gestão recebeu uma dívida de R$ 11 milhões com o consórcio executor do projeto e teve que negociar a dívida para que as obras fossem retomadas.

A obra que será custeada em torno de R$ 242 milhões teve a renda dividida, sendo R$ 70 milhões do Governo Federal, R$ 140 milhões oriundo de financiamento do FGTS e R$ 32 milhões de contrapartida do municípios. Até o momento, 22% das obras da BRT foram concluídas.

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