23 de dezembro de 2024
Internacional

“Objetivo é garantir soberania alimentar”, diz Ministro da Agricultura em conferência

Além de temas como a segurança alimentar, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas traz temas como mudanças climáticas e sustentabilidade
Segundo o ministro o objetivo do encontro é conhecer as boas experiências de outros países (Lula Marques/ Agência Brasil)
Segundo o ministro o objetivo do encontro é conhecer as boas experiências de outros países (Lula Marques/ Agência Brasil)

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas acontece até quinta-feira (5), em San José, na Costa Rica. A abertura foi realizada ontem e contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira. Na ocasião ele destacou que o país está comprometido com a produção de alimentos saudáveis para garantir a soberania alimentar.

Segundo o ministro o objetivo do encontro é conhecer as boas experiências de outros países. “Queremos conhecer para dialogar com os nossos programas e ver como podemos aperfeiçoar os projetos da agricultura familiar no país. E, ao mesmo tempo, nos unir para a defesa da democracia, a diminuição da desigualdade social e a nossa capacidade de enfrentar os eventos climáticos”, afirmou.

Além de temas como a segurança alimentar, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas traz temas como mudanças climáticas e sustentabilidade. Por mensagem gravada a ministra de Mudança Climática e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, defende que os sistemas alimentares e a atividade agropecuária sejam prioridade no combate às mudanças do clima.

A participação da ministra antecede a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28) que irá ocorrer em Dubai, a partir de novembro. “Paradoxalmente, enquanto a produção agrícola aumenta globalmente, mais de 700 milhões de pessoas vão dormir com fome todos os anos e um terço da comida produzida no mundo se perde antes de chegar ao consumidor final – ou é desperdiçada”, destacou Mariam.

Como solução para o empasse, a ministra afirma ser necessário trabalhar com governos e atores não governamentais. “O objetivo é identificar inovações de alto potencial e escalá-las para que possam chegar às mãos de pequenos agricultores”, completou.


Leia mais sobre: Brasil / Geral