O lançamento do Comitê de Combate ao Caixa Dois para a eleição de 2016 recebeu o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia. A advogada Simone Oliveira Gomes, secretária geral da OAB/GO foi empossada como presidente da comissão especial que forma o comitê.
O presidente da OAB nacional afirmou que o combate ao caixa dois é a sequência do que a instituição fez ao buscar no Supremo Federal uma decisão que buscou impedir a contribuição de empresas para campanhas eleitorais.
“A raiz da corrupção eleitoral estava aí”, disse ele, sobre a contribuição de empresas para campanhas eleitorais no Brasil. “A ideia é lançar os comitês em todas as seccionais do país”, esclareceu o presidente.
Segundo ele, as campanhas eleitorais que forem muito ostensivas serão mais visadas na fiscalização. “Nós queremos conhecer e saber o que pensa o candidato, não o que tem de candidato com mais ou menos recursos para produtir um supermarketing eleitoral”.
Candidatos presentes
Os pré-candidatos a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSB) e Alexandre Magalhães (PSDC) acompanharam o lançamento do comitê na plateia do auditório da OAB. Os dois, empresários com a indicação de que boa parte da campanha deles sairá do patrimônio que têm.
Lançamento de livro
O advogado eleitoral Colemar Moura lançou o livro “Reforma Eleitoral 2016” no lançamento do Comitê de Combate ao Caixa Dois. Ele, integrante do grupo de fiscalização, considera na publicação que esta será uma das campanhas mais fiscalizadas e com menos recursos disponíveis para os candidatos.
Canais de denúncia
A OAB-GO aceitará denúncias de caixa dois no site da instituição, pelo email [email protected] ou pelo 0800-642.2210
Leia mais sobre: Política