Nesta segunda-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) sediou uma sessão do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB pela primeira vez em 94 anos de história. A Seccional foi escolhida como a primeira do país a receber uma sessão plenária da nova gestão do CFOAB fora de Brasília.
O encontro reuniu conselheiros federais de todos os estados e a diretoria nacional da Ordem, em Goiânia. A pauta da sessão tratou de 24 itens, entre proposições e recursos. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que esteve acompanhado do vice-presidente Felipe Sarmento, da secretária-geral Rose Morais, e da secretária-geral adjunta Christina Cordeiro. Também participaram da sessão demais representantes do sistema nacional da OAB e presidentes de seccionais de todo o Brasil.
Para a gestão da OAB-GO, a realização da sessão fora da sede do Conselho Federal, em Brasília, é resultado do esforço em fortalecer a presença institucional da OAB junto às Seccionais, aproximando ainda mais a advocacia das decisões nacionais. A escolha de Goiás para sediar o encontro seguiu critérios técnicos e estratégicos, que consideraram a estrutura da Seccional, sua representatividade e a atuação dos conselheiros federais goianos no cenário nacional.
Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, a escolha por Goiás mostra o reconhecimento ao trabalho sério, transparente e comprometido que a gestão tem desenvolvido, sempre com foco na valorização da advocacia. Esse foi o oitavo evento do CFOAB no estado na última década — seis deles durante a gestão de Rafael Lara, que assumiu a presidência da OAB-GO em 2022.
Em abril de 2017, Goiânia recebeu a Caravana das Prerrogativas, iniciativa itinerante de defesa das garantias profissionais da advocacia. Em 2019, a capital sediou o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais, evento que retornou ao estado em 2022, desta vez na cidade de Pirenópolis.
Já em maio de 2023, Goiânia foi palco dos Jogos da Advocacia Nacional, organizados pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (CONCAD) e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). Em 2024, o CFOAB lançou, na sede da OAB-GO, o Plano de Valorização dos Membros dos Tribunais de Ética e Disciplina, durante o 17º Encontro de Presidentes de TEDs e o 12º Encontro de Corregedores Seccionais.
Pouco tempo depois, foi promovido o 1º Simpósio Nacional sobre Processo Ético-Disciplinar. Ainda em julho de 2024, o CFOAB apresentou em primeira mão à advocacia goiana o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira, o maior estudo já realizado sobre a classe no país.
Leia mais sobre: Conselho Pleno Federal / OAB-GO / Direito e Justiça

