05 de dezembro de 2025
LISTA FORMADA

OAB-GO define lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJ-GO pelo Quinto Constitucional

Seis advogados foram eleitos pelo Conselho Seccional e disputarão vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Goiás
Seis mais votados vão ter nomes submetidos ao TJ-GO - Foto:
Seis mais votados vão ter nomes submetidos ao TJ-GO - Foto:

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) elegeu, nesta terça-feira (12), os seis advogados que avançam na disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), pelo sistema do Quinto Constitucional. Ao todo, foram 65 votantes.

Mais votados ao Quinto Constitucional que seguem para escolha do TJ-GO:

  1. Breno Pires Borges (62 votos)
  2. Augusto César Rocha Ventura (56 votos)
  3. Ana Carollina Ribeiro Barbosa Alencar (55 votos)
  4. Luciano Mtanios Hanna (45 votos)
  5. Ludimilla Borges Pires Adorno (42 votos)
  6. Ricardo Baiocchi Carneiro (41 votos)

A Comissão de Arguição, responsável por conduzir a fase de perguntas aos candidatos, foi formada pelos conselheiros seccionais Alexandre Caiado, Carlos Cruvinel e Sara Mendes.

Para compor o Colégio Eleitoral, o Membro Honorário Vitalício (MHV) e ex-presidente da OAB-GO, Luiz Francisco Guedes Amorim, realizou o sorteio dos nomes dos conselheiros que participaram da votação: Anna Vicenza Carramaschi Ribeiro e Woshington Luiz dos Reis.

Já a Comissão Eleitoral, que acompanhou todas as etapas do processo eleitoral, foi composta por Pedro Paulo Guerra de Medeiros, Lúcio Flávio de Paiva e Ariana Garcia.

A eleição ocorreu durante sessão extraordinária na sede da Seccional, marcada por ampla participação e acompanhada de forma presencial e on-line, por meio do canal no YouTube.

O processo foi conduzido pelo sistema eletrônico Electios, para maior agilidade, transparência e segurança na apuração.

O processo

Conforme divulgou a OAB-GO, todas as inscrições tinham sido deferidas, sem registro de impugnações ou recursos. Com as candidaturas homologadas, os candidatos(as) assinaram termo de compromisso e deram início à fase de arguição. Nessa etapa, cada candidato respondeu, dentro do tempo estabelecido, a perguntas elaboradas pelos membros da Comissão de Arguição.

Encerrada a arguição, teve início a votação, conduzida integralmente por meio do sistema eletrônico. Diretores, conselheiros titulares e natos puderam votar em até seis nomes. A apuração foi nominal e identificada, conforme estabelece o §6º do artigo 8º do Provimento nº 102/2004 do Conselho Federal da OAB.

O escrutínio teve duração de três minutos para que os conselheiros registrassem seus votos. Para que um candidato fosse incluído na lista, era necessário obter pelo menos 50% dos votos mais 1; no caso de 65 votantes, 34 votos eram o mínimo para aprovação.

Próximos passos

Com a lista sêxtupla definida, a OAB-GO encaminhará os nomes e currículos à Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás. Em seguida, o Pleno do TJ-GO votará para formar a lista tríplice, que será enviada ao governador Ronaldo Caiado para a escolha e nomeação do novo desembargador ou desembargadora.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, parabenizou os candidatos que participaram do processo.

Agora, esperamos que cada um dos integrantes desta lista representem com dedicação, responsabilidade e ética na próxima etapa da seleção, a lista tríplice, honrando a confiança dos colegas e o papel fundamental da advocacia no fortalecimento do Judiciário” – Rafael Lara


Leia mais sobre: / / / / Direito e Justiça / Goiânia