A Ordem dos Advogados do Brasil protagoniza o mais vergonhoso episódio de sua História, numa inversão de valores. Enquanto a seccional do DF barra a emissão da carteirinha para que Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, trabalhe como consultor, a mesma Ordem autoriza há sete meses o condenado José Dirceu, apenado em regime semiaberto, a manter sua carteirinha e a atuar em escritório de advocacia da capital. Aposentado e impedido de trabalhar, por ora, Barbosa foi quem relatou o processo do famigerado mensalão que levou à cadeia – também por enquanto – o advogado Dirceu.
Em segredo
Há um processo na OAB, em segredo de Justiça, pela cassação da carteirinha de Dirceu, parado desde março deste ano. A denúncia começou em Brasília e está na seccional SP.
Moral
O pedido de cassação da carteirinha de Dirceu foi feito por advogado que questiona por que a OAB mantém o registro de um condenado e apenado, contra as regras e a moral.
Hein!?
Ao impedir a carteirinha de Barbosa, com notório currículo, o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, alegou que o ex-ministro não tem idoneidade moral…
Silêncio
Desde o protocolo da denúncia, o Conselho Federal segurou o processo de Dirceu por meses, e o enviou em março para SP. A assessoria diz que ‘há um mês’ tramita.
Barbosa x advogados
Os casos das carteirinhas de Barbosa e Dirceu conotam uma clara tentativa de vingança da OAB contra o ex-ministro do STF, cujos atos desagradaram a classe. Em Junho, prestes a se aposentar, Barbosa mandou seguranças da Corte retirarem do plenário o advogado do apenado José Genoino, por ter interpelado o presidente fora da praxe.
Provocação
Em março, Barbosa citou que o emprego de Dirceu era ‘conluio entre juízes e advogados’. Ontem, o ex-ministro do STF Francisco Rezek saiu em defesa de Barbosa e disse que o ato da OAB é um dos maiores desastres da História da Ordem.
Memória
Como adiantou a coluna de 13 de agosto, Joaquim Barbosa confidenciou a amigos, em encontro em sua casa no Rio, que iria trabalhar como consultor em escritório de advocacia em Brasília. E que faria a ponte Rio-Miami, onde tem apartamentos.
Fica a dica
Para estudioso atento, um trunfo: daria tese de mestrado e doutorado a relação entre a greve de bancários às vésperas de eleições e a baixa compra de votos com dinheiro vivo.
Ibope goiano
Tremenda trapalhada do Ibope na penúltima pesquisa divulgada para o governo de Goiás quase deixou de fora do debate na TV Globo, na terça, o candidato do PT Antônio Gomide. O instituto admitiu erro de digitação ao inserir um candidato inexpressivo com 5%, em vez dos certo 0,5% . O petista tinha 7% e surgiu com 4%.
Liberou geral
A três dias da eleição, algumas estações do metrô de Brasília ontem operaram com catracas liberadas. Segundo seguranças, foi pela falta de funcionários. Há uma briga entre o sindicato e o governo do DF. Não por reajuste, mas por mais contratações.
Fogo amigo
O deputado Durval Ângelo (PT) era cotado para presidente da Assembleia de Minas, se reeleito. Era, porque caiu antecipado pela língua no vídeo em que aparece numa sala citando apoio dos ‘petistas dos Correios’ para Dilma. A reunião foi entre aliados..
Pra todo mundo
Em seu blog oficial, os Correios divulgaram lista de 16 partidos – da base e oposição – com as respectivas quantidades de Mala-direta Domiciliária de campanha distribuída nacionalmente. O PT lidera: 804 mil folders. O PMDB teve 133 mil. O PSDB, 81,9 mil.
Contra-ataque
A direção dos Correios provocou o tucano Aécio Neves ontem, que pretende denunciar a estatal por uso eleitoral do PT: Informou que em agosto e setembro, distribuiu 11,2 milhões itens da campanha do PSDB em Minas, ‘sem qualquer reclamação do cliente’.
Mas..
Circula um vídeo viral pelo aplicativo Whatsapp, por telefone, de um carteiro numa cidade distribuindo apenas folders de Dilma, casa a casa.
Ponto Final
E os políticos citados como recebedores da propina de Paulo Costa, será que serão presos e punidos?
____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste
Leia mais sobre: Leandro Mazzini