A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), abre processo para seleção dos advogados que deverão compor a lista sêxtupla do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Nesta terça-feira (09), o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, acompanhado de comitiva de quatro desembargadores do Quinto Constitucional, esteve na sede da OAB para entregar ao presidente da entidade, Rafael Lara Martins, o ofício com pedido para o início do processo de formação da referida lista.
Ao Diário de Goiás, o presidente da OAB-GO falou sobre o processo. “Com a aposentadoria do desembargador Norival Santomé, que ocupava uma das cadeiras destinadas ao Quinto Constitucional da Advocacia no Tribunal de Justiça, é natural que a OAB seja comunicada disso, seja oficiada da abertura dessa vaga para que ela possa tomar providencias necessárias para a formação da lista sêxtupla e para o preenchimento dessa vaga”, afirmou.
Lara também definiu como cordial o fato de o presidente do Tribunal de Justiça ter comparecido à OAB para realizar a entrega do ofício. “Neste ano, por meio de um gesto de muita cordialidade, respeito à Advocacia e demonstrando a preocupação em ter gestões de diálogo e construção positiva pro jurisdicionado, o Tribunal de Justiça de Goiás realizou um gesto que a gente aprecia e fica muito honrado que é o presidente do Tribunal de Justiça ter trazido pessoalmente esse ofício à OAB, acompanhado de todos os outros quatro desembargadores que ocupam cadeiras do Quinto Constitucional da Advocacia. Então o presidente Carlos Alberto França esteve acompanhado por Nicomedes Domingos Borges, Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, Anderson Máximo de Holanda”, declarou.
Processo
Lara detalhou como será realizado o processo de seleção dos advogados, que deve ter início já na próxima segunda-feira (15). “A partir de agora será iniciado o processo de seleção dos advogados que vão compor a lista sêxtupla do TJ-GO. Recebi o ofício no dia 09 de agosto, e pretendo que já no dia 11 de agosto, o edital já seja publicado, já que, quanto mais demora, mais tempo é uma vaga da Advocacia no TJ que está em vacância. Então, de imediato já pedi para fazer essa publicação, e a previsão é que esse processo se encerre dentro da OAB até a primeira quinzena de novembro. A partir de segunda-feira (15), os candidatos podem se inscrever e o prazo de inscrição perdura por 20 dias úteis a contar do próximo dia 15”, disse.
Questionado se o período eleitoral interfere no referido processo, o presidente da OAB-GO afirmou que não, já que são assuntos distintos. “São materiais, assuntos e temas completamente diferentes, até porque a participação na lista é feita por pessoas que a gente busca avaliar inclusive o exercício efetivo da advocacia e a vivência da advocacia. Então esse tema não se mistura com a Política, nessa fase pelo menos, em que falamos de uma seleção dentro da Ordem”, ressaltou Lara.
Leia mais sobre: OAB/GO / TJ-GO / Notícias do Estado