O Vila Nova surpreendeu a crônica esportiva e até mesmo sua torcida em conquistar nove pontos nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Goiano. Um início arrasador, digno de um time da grandeza do Vila, e esperanças de fazer uma boa campanha e, enfim, chegar na final do Goianão. Não aconteceu.
E para desespero da torcida colorada a gordura acumulada no início da competição se acabou, e o Vila no fim da 15ª rodada está apenas a três pontos da zona de rebaixamento, mergulhado em uma profunda crise o Tigrão não dá sinais de reação, mostra disso foi a goleada sofrida por 5 a 0 para a Aparecidense fora de casa e o empate com o Anápolis, concorrente direto ao rebaixamento, dentro do Onésio Brasileiro Alvarenga.
O Vila só entrará na zona de rebaixamento na próxima rodada, que será no final de semana, se perder para o Goianésia por mais de quatro gols, vice-líder do Goianão, na casa do adversário e Crac, Anápolis e Rio Verde vencerem seus confrontos. A combinação é improvável, porém a sequência é que pode complicar ainda mais a situação colorada.
Na rodada subsequente, que será a penúltima do Goianão, o Tigrão vai a Catalão enfrentar o Crac, mais um adversário direto. Analistas dizem que de Vila, Crac, Anápolis e Rio Verde, que são as equipes que brigam contra o rebaixamento, a equipe do sudeste goiano é a que passa por um melhor momento e teria mais condições de se livrar da segunda divisão.
Para fechar a Cruzada colorada o Vila pega na última rodada o Rio Verde no OBA. O Tigrão só depende dele para escapar da degola e, talvez, este seja o grande problema.
Leia mais sobre: Vila Nova Futebol Clube