26 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

O herdeiro homônimo (e anônimo)

O clã Roriz entrou em desespero porque corre o risco de ficar sem representante no Congresso após décadas de domínio político no DF. O patriarca Joaquim está mal de saúde, e a filha Jaqueline, deputada federal, teve registro impugnado pela Ficha Limpa. A família buscou a solução de última hora nos Estados Unidos. Trará da Filadélfia o filho de Jaqueline, Joaquim Roriz Neto. Ela tentou emplacar seu material de campanha para ele, com o número de urna, mas o TRE barrou. A estratégia foi lançar o neto sem mostrá-lo. O nome circula pelas cidades e os desavisados pensam ser o veterano.

Do cofrinho
A família Roriz terá de abrir o cofre para refazer todo o material de campanha com outro número de urna para o neto de Joaquim.

Justiça tarda..
Jaqueline é a mesma que foi absolvida pelos colegas de plenário, há dois anos, no caso do flagrante de recebimento de caixa 2 durante a campanha de 2010.

Uma farra!
Dom Raimundo Damaceno conseguiu colocar no mesmo sofá ontem, antes do debate nas TVs católicas, Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV) e Eymael (PSDC).

Com quem andas..
Para preservar Aécio Neves de ataques, o PSDB barrou tentativa de apoio de José Roberto Arruda (PR) ao candidato tucano no DF, Luiz Pitiman. Também não aceitou apoio do federal Alberto Fraga (DEM) por causa do seu partido, o mesmo de Arruda quando preso em 2010, no episódio que foi chamado de ‘Mensalão do DEM’.

Abrigo oficial
Ex-assessor especial da então ministra Gleisi Hoffmann (PT), Eduardo Gaievski ainda é filiado ao PT – e o partido não fez questão de pedir sua expulsão. Gaievski foi preso acusado de estupro de menores e condenado a 18 anos de prisão em 1ª instância.

Dois pesos
Ao contrário de Gaievski, o federal André Vargas, ex-todo-poderoso da executiva do PT, sofre o diabo com o partido, que conseguiu sua expulsão e agora exige sua vaga. Como não concorre, Vargas procura emprego de consultor.

Piada pronta
No sábado a Air France publicou anúncio de página inteira na VEJA Brasília com o slogan ‘Conforto Revolucionário’, e a ilustração de mulher sentada em gôndola arcaica.

Tá explicado
Pode ser caso inédito na História de anúncio premeditado. Na segunda-feira, não deu outra. Os pilotos da aérea francesa entraram em greve, e milhares não saíram do chão.

Fumaça hermana
Destaque de jornal paraguaio: A Receita do Brasil apreendeu mais de 341 milhões de maços de cigarros do Paraguai em três postos de fronteira de 2010 a 2013. Uma vez vendidos lá, o lucro é da Tabesa, fabricante do… presidente Horário Cartes. Mas de lá para cá, a responsabilidade é de contrabandistas que tentam driblar o fisco.

Dupla Mello
A posse de Ricardo Lewandowski na presidência do STF foi a última que os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello participaram na Corte. Em dois anos, quando Cármen Lúcia substituir Lewandowski, a dupla já terá pendurado a toga pela idade.

Aviso prévio
O deputado distrital no DF Agaciel Maia (PTC), candidato à reeleição, mandou recados velados para servidores que investigam o uso de dados sigilosos dos funcionários do Senado vazados para o mailing de sua campanha.

Poderoso chefão
Ex-diretor-geral do Senado, o poderoso chefão – pelo visto manda muito lá dentro ainda – Agaciel avisou que hoje é deputado, mas será ‘senador em 2018’.. Em tempo os servidores que denunciaram o caso no Senado deram queixa na Procuradoria Eleitoral.

Saudade
Era do estilo de Agaciel, quando manda-chuva do Congresso, tratar a pão de ló e como reis e rainhas os(as) senadores(as). Daí a saudade da Casa – e do que poderá usufruir.

Aliás
Subindo devagar e sempre, novato e já aceito pela patota da toga, o futuro vice-presidente do STF será o ex-petista José Antônio Dias Toffoli.

Ponto Final
Até ontem à noite, 160 mil leitores haviam acessado no site o artigo de jornalista que escreveu para a revista Forbes sobre 5 razões que podem tirar a reeleição de Dilma.
_____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini