24 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

O grande teste do TSE

Pela primeira vez desde a estreia da urna eletrônica o sistema de logística e manutenção será descentralizado. Será o grande teste para o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antônio Dias Toffoli, cuja gestão não realizou também – a exemplo de outros pleitos – o tradicional teste de segurança da urna. Reservadamente o corpo técnico do TSE está receoso de que a descentralização da gestão cause atrasos na totalização dos votos e, no pior cenário, dúvidas por parte das instituições públicas de fiscalização. Cada Tribunal Regional Eleitoral ficou responsável pela contratação de empresas prestadoras deste serviço.

Lupa neles!
As empresas contratadas pelos tribunais eleitorais vão cuidar das trocas de urnas defeituosas, armazenamento, transporte e entrega dos discos de totalização dos votos

Olho no voto
Especialistas em testes nas urnas criaram o www.vocefiscal.org – propõem ao eleitor tirar foto Boletim de Urna emitido às 17h pelos mesários e fixado nas portas das seções.

Vai mal

Na esteira da denúncia da Folha de S.Paulo, sobre aperto financeiro do Itamaraty, diplomatas contam que falta até sabão nos toilets para uso dos visitantes estrangeiros.

Vez de Marina
De Norte a Sul, as cúpulas do PSB andam chateadas com Marina Silva. Para ‘Campistas’, a neo-socialista desfila com autonomia ainda não conquistada. Lembram que, se não fosse Eduardo Campos acolhê-la, Marina não estaria ali. E lamentam que ela não o cita em nenhum momento, como se tivesse brilho próprio nesta campanha.

Terra de Campos
O PSB de Pernambuco está indignado com a campanha de Marina. Para o partido, quem fez o dever de casa foi Paulo Câmara, candidato ao governo que desde a morte do padrinho político o exalta todos os dias, e o seu legado, ao contrário de Marina.

Na moita
O futuro presidente do PSB de Pernambuco, o prefeito do Recife, Geraldo Julio – outra cria de Eduardo – só está calado por ser um gestor eleito com a força de Eduardo Campos. Caso contrário, já teria chutado o pau da barraca.

Quem te viu..
A OAB não é mais a mesma. Além de negar a carteirinha ao ex-ministro Joaquim Barbosa e liberar a do apenado José Dirceu, abriu processo interno contra o advogado que pediu a cassação do registro do mensaleiro.

Caserna atenta
A conversa que oficiais das três Forças tiveram com staff de Marina e Aécio Neves foi motivada pelo receio de que Dilma, uma vez reeleita e querendo dar continuidade à Comissão da Verdade, se inspire na presidente do Chile e tente revogar a Lei de Anistia.

Sem teto (literalmente)
O AeroClube do Brasil foi intimado e será despejado dia 18 de outubro dos hangares do Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio. Fundado por Alberto Santos Dumont há 103 anos, foi escola da grande maioria dos pilotos das companhias aéreas que operam no Brasil.

Pauta dos delegados
A Associação Nacional dos Delegados Federais lança amanhã campanha nacional em prol de uma PF mais autônoma, com cinco pontos: aprovação da lei orgânica da PF; eleição para o Diretor-Geral; maior autonomia administrativa e orçamentária; criação de gatilho de concursos públicos e de unidades especializadas no combate à corrupção.

Rio Chico
Balanço até agora da grave situação do rio São Francisco com a maior estiagem desde 70: 1,9 milhão de mineiros já são afetados nas regiões Norte e Nordeste do Estado; 134 cidades decretaram situação de emergência.

De saída
Por causa da crescente violência, após 22 anos de atividades no país, a Médicos Sem Fronteiras decidiu sair da Somália. A situação está crítica para a organização também com a guerra civil na República Centro-Africana e na Síria.

Água!
A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, preocupada com a crise hídrica e preservação desses mananciais, promove o seu XXVIII Congresso Nacional de 14 a 17 de outubro, em Belo Horizonte. Vai reunir centenas de especialistas do mundo.

Ponto Final
Vote consciente e desgarrado: Seu candidato vai sumir por quatro anos.
____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini