O governador José Eliton participou nesta quinta-feira (19/04), no Comando de Operações Especiais, em Goiânia, de entrega da comenda Medalha Exército Brasileiro. O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, foi um dos homenageados. “O exército é uma instituição que guarda o país, que tem um papel institucional forte na preservação da República Brasileira e do Estado Democrático de Direito”, disse José Eliton.
A comenda foi criada em 2016 e destina-se a condecorar quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. A honraria condecora cidadãos, instituições civis e militares brasileiros ou estrangeiros, além de integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares.
“O exército brasileiro tem a tradição de bem servir à nação”, afirmou o governador. Ele disse que os homenageados com a medalha são “personalidades importantes no Brasil e, em Goiás, contribuíram para a consolidação de uma nação forte”. José Eliton destacou a trajetória do secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.
Na cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, também foram homenageados.
Localizado em Goiânia, o Comando de Operações Especiais é uma importante Unidade Operacional do Exército Brasileiro. É subordinado ao Comando Militar do Planalto e vinculado para fins de planejamento, preparo e emprego ao Comando de Operações Terrestres (Coter), situado em Brasília. Integra a Força de Ação Rápida Estratégica do Exército, o que o torna apto a participar de operações em todos os comandos militares de área.
O Comando de Operações Especiais conta com unidades versáteis de apoio e de operações especiais, com efetivos de comandos, operações psicológicas e de forças especiais, com elevados níveis de treinamento, em condições de atuarem rapidamente em qualquer ponto do território nacional.
Leia mais sobre: Cidades