07 de agosto de 2024
Blog do Marcley Matos

“Nunca é tarde demais para se arrepender, mas é urgente, é agora!”, diz Papa Francisco

ANGELUS  / III Domingo da Quaresma, 28 de fevereiro de 2016

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Todos os dias, infelizmente, as crônicas relatam uma má notícia: homicídios, acidentes, desastres …. Na passagem do Evangelho de hoje, Jesus refere-se a dois acontecimentos trágicos que na época tinha causado uma grande celeuma: uma repressão sangrenta pelos soldados romanos dentro do templo; eo colapso da torre de Siloé em Jerusalém, que havia causado dezoito vítimas (cf. Lc13,1-5).

Jesus conhece a mentalidade supersticiosa dos seus ouvintes, e sabe que eles interpretam esse tipo de eventos de uma maneira errada. Na verdade, eles pensam que, se aqueles homens morreram de forma tão cruel, é um sinal de que Deus o castigou por alguma ofensa grave que cometeram; como dizendo: “merecidas”. Mas o fato de que eles haviam sido poupados pelo desastre era equivalente a sentir-se “bem”. Eles “merecia”; Eu sou “OK”.

Jesus rejeita claramente este ponto de vista, porque Deus não permite que a tragédia para punir os pecados, e diz que essas pobres vítimas não eram piores do que outros. Ao contrário, Ele nos convida a tirar destes eventos dolorosos um aviso que diz respeito a todos, porque todos nós somos pecadores; Ele diz aos que lhe tinha perguntado: “A menos que você se arrepender, todos perecereis do mesmo modo” (v. 3).

Ainda hoje, em face de certas desgraças e acontecimentos trágicos, ele pode vir a tentação de “descarregar” a responsabilidade sobre as vítimas, ou mesmo sobre o próprio Deus. Mas o Evangelho convida-nos a refletir: o que ideia de Deus que nós fizemos?Nós apenas acreditamos que Deus é assim, ou que não são sim criar a nossa projeção, um deus feito “à nossa imagem e semelhança”? Jesus, por outro lado, chama-nos a mudar o coração, para fazer uma mudança radical no caminho da nossa vida, abandonando os compromissos com o mal – e isso tudo o que fazemos, os compromissos com o mal – a hipocrisia – Acredito que quase todos temos pelo menos uma peça de hipocrisia – de forma decisiva tomar o caminho do Evangelho. Mas aqui novamente a tentação de nos justificar: “Mas o que devemos converter? Nós não somos todos em todas as pessoas boas? “. Quantas vezes nós pensamos que este: “Mas tudo em tudo o que eu sou bom, eu sou um bom – não é? – Nós não somos crentes, mesmo praticando o suficiente? “. E acreditamos que estamos bem justificada.

Infelizmente, cada um de nós se parece muito com uma árvore que, durante anos, tem dado muitas provas de sua esterilidade.Mas, felizmente para nós, Jesus é como o camponês que, com paciência sem limites, ainda recebe uma extensão da figueira estéril: “Deixe-a este ano – diz o Mestre – […] Vamos ver se eles dar frutos para o ‘ vir “(v. 9). A “ano” de graça: o tempo do ministério de Cristo, o tempo da Igreja antes de seu retorno glorioso, o tempo de nossas vidas, pontuada por uma série de jejuns, que são oferecidos a nós como oportunidades para o arrependimento e salvação, o tempo de um ano jubilar da Misericórdia. A paciência invencível de Jesus! Já pensou, você, a paciência de Deus? Você também pensou sobre sua preocupação inflexível para os pecadores, como eles devem provocar impaciência contra nós mesmos! Nunca é tarde demais para converter-se, nunca mais! Até o último momento: a paciência de Deus está por vir. Lembre-se que pequena história de Santa Teresa do Menino Jesus, quando orou para o homem condenado à morte, um criminoso, ele não recebeu o conforto da Igreja, o padre se recusou, ele não o fez: ele queria morrer também. E ela estava orando no convento. E o que o homem estava lá, apenas no momento em que ele foi morto, ele se volta para o sacerdote, leva o crucifixo eo beija. a paciência de Deus! Ele faz o mesmo conosco, com todos nós! Quantas vezes – nós não sabemos, vamos conhecer no Céu – quantas vezes nós estamos lá, lá … [prestes a cair], e o Senhor nos salva, nos salva porque tem muita paciência para nós. E esta é a sua misericórdia. Nunca é tarde demais para se arrepender, mas é urgente, é agora! Vamos começar hoje.

Que a Virgem Maria nos sustentar, para que possamos abrir os nossos corações à graça de Deus, Sua misericórdia; e ajudar-nos a nunca julgar os outros, mas para deixar-nos levar pelas desgraças diárias para fazer um sério exame de consciência e se arrepender.

 

{youtube}NZuQ3vy3FAo{/youtube}

 


Leia mais sobre: Blog do Marcley Matos

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários