Em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares, nesta terça-feira (5), o secretário da Infraestrutura de Goiás e presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou as obras realizadas pelo Estado, sobretudo por meio do Fundeinfra.
Segundo o secretário, as obras desenvolvidas pelo fundo saltou de um número de seis para 14. A expectativa é ampliar esse número para 40, em 2025. “Em 90 dias de trabalho, nós dobramos o número de obras do Fundeinfra que estava no trecho”, pontuou.
De acordo com Sales, o Fundo de Infraestrutura de Goiás conta com cerca de R$ 1,5 bi em caixa para a execução de obras no Estado. “É um recurso muito satisfatório, mas que, à medida que a gente vai apresentando novas soluções, ele vai sendo diminuído”, enfatizou o secretário.
Tais investimentos viabilizam, conforme Pedro Sales, um destaque que pode ser refletido em nível nacional. “A ordem do nosso governador é essa. Estamos em uma reta final, um momento decisivo da carreira política dele, em que ele consegue uma vitória expressiva na cidade de Goiânia, e não só na cidade de Goiânia, mas no Estado como um todo, nas eleições municipais, e consegue ali a sua projeção para o cenário nacional”, disse.
Prevenção
O secretário frisou que o Estado desenvolve obras com o intuito de prevenir possíveis contratempos. “Vivemos momentos difíceis que nos ensinaram muito e que nos têm ajudado rotineiramente a agir mais preventivamente, vamos chamar assim, e ter menos problemas”, frisou.
Região Metropolitana
Na entrevista, Pedro Sales detalhou as obras executadas atualmente pelo fundo na região metropolitana de Goiânia. “Nós estamos, nesse momento, executando Nova Fátima-Aragoiania e, de Aragoiania, nós vamos publicar agora em dezembro, até Hidrolândia. De Hidrolândia até Bela Vista. Saindo de Bela Vista, nós vamos até Silvânia e de Silvânia, aqui nessa região, até as imediações do Lago Corumbá”, pontuou.
Uma opção que, segundo o secretário, permitirá um trajeto simplificado. “Você volta para a BR-060, sai da BR-060 e volta para a BR-060, sem passar por dentro de Goiânia. Você entra ali em Aragoiania, vem Hidrolândia, Bela Vista, vai passando, você volta para a BR-060, sem passar por dentro de Goiânia. A gente faz um meio anel viário, um meio arco, que já vai ter um impacto de diminuição de contagem rodoviária dentro de Goiânia”, detalhou.
Balanço
A secretaria disponibilizou ao Diário de Goiás o balanço dos últimos dois meses e meio. Segundo o relatório, foram mais de 40 editais publicados, a maioria de obras rodoviárias e de Eixo Municípios. Foram, de acordo com a pasta, mais de 13 editais para atender 92 cidades com obras de conservação asfálticas de vias urbanas.
Confira, abaixo, a lista de obras por programa, divulgada pela pasta:
Leia mais sobre: Fundeinfra / Governo de Goiás / Infraestrutura / Obras de infraestrutura / pedro sales / Cidades / Goiás - Estado