23 de dezembro de 2024
Cidades

Número de inadimplentes sobe para 5,09% em agosto

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de inadimplentes no mês de agosto deste ano subiu para 5,09% em relação a 2013. A informação é do G1 Economia.

Até o final do mês de agosto cerca de 55 milhões de pessoas tinham o CPF com dívidas atrasadas. Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, os indicadores mostram que isso se deve a um contexto macroeconômico menos favorável, com alta inflação e créditos mais caros. “Os indicadores mostram claramente cenário de enfraquecimento econômico, que contribui para puxar a inadimplência”, explica.

O crescimento atingiu seis das sete faixas etárias analisadas. Apenas os consumidores que têm entre 18 e 24 anos registraram queda anual de 5,94% no mesmo período. Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, isso provavelmente aconteceu por causa do rápido ingresso no mercado de trabalho e aumento do tempo de estudo.

As maiores variações são entre os mais velhos. Pessoas entre 65 e 84 anos registraram crescimento de 8,31% e entre 85 e 94 anos, 12,12%.


Leia mais sobre: Cidades