De acordo com o Boletim da Dengue de 2015, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira (16), o número de casos de dengue em Goiás na primeira semana de 2015 foi menor que no mesmo período do ano passado. Em 2014 foram registrados 1.123 casos na primeira semana de janeiro. Este ano, até agora, foram registrado 1.087 em todo o Estado.
Segundo a Coordenação de Controle de Dengue e Chikungunya da SES, ainda falta a confirmação de duas mortes registradas. Uma em Brazabrantes e outra em Aparecida de Goiânia.
A cidade que mais têm casos de Dengue continua sendo a capital de Goiás, Goiânia, com 179 registros. Em segunda posição, Aparecida de Goiânia teve 93 casos. As demais, Santa Bárbara, Guapó e Crixás, tiveram respectivamente 46, 45 e 44 registros.
Para o coordenador de Controle de Dengue e Chikungunya da SES, Murilo do Carmo, a redução dos casos de Dengue se deve ao período seco, à imunização de grande parte da população que já teve contato com a doença, e ao apoio municipal.
– “Onde houve aumento de casos, agimos prontamente. A rapidez na ação é fundamental para evitar que os problemas se agravem”, fala Murilo.
Ainda de acordo com a SES, o Plano de Contingência da Dengue 2015-2016 já está finalizado e prevê mais ações integradas de educação, prevenção e combate da Dengue, tratamento dos doentes, aquisição de mais equipamentos e medicamentos, além de capacitação dos profissionais da saúde.
Registro anual
Segundo dados do Boletim da Dengue, em todo o ano de 2014 foram notificados 117.338 casos em Goiás. Destes 76 pessoas morreram. Em relação a 2013, houve uma redução de 28,3%, quando foram registrados 163.808 casos.
Leia mais sobre: Cidades