Conforme dados da Operação Semana Santa 2024, conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), foi constatada a redução no número de mortes por afogamento em Goiás ao longo dos quatro dias do feriado. Em 2023, foram registradas cinco ocorrências dessa natureza, este ano foi reportada apenas uma.
Além da queda nos casos de afogamento, houve também uma diminuição no número total de mortes, com 27 registros em 2024 contra 32 em 2023. No total, a operação realizada na Semana Santa contabilizou 1.967 ocorrências, a maioria envolveu resgates, totalizando 1.064 intervenções, seguidas por 617 ações preventivas e 236 relacionadas à busca e salvamento.
Além de responder a emergências durante o feriado, a corporação também buscou focar na prevenção por meio de atividades educativas e fiscalizatórias. Foi realizada a distribuição de materiais educativos, com o intuito de orientar a população sobre medidas de segurança no trânsito, em balneários, rios, lagos e em locais de grande aglomeração, para evitar mortes por afogamento em Goiás.
A conscientização sobre os riscos e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para evitar tragédias e garantir a segurança de todos.
Comandante-Geral do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior
Durante a operação, os bombeiros militares também inspecionaram instalações e estruturas que pudessem representar riscos à segurança pública.
Leia mais sobre: Afogamento / Corpo de Bombeiros de Goiás / Goiás / Cidades / Notícias do Estado