O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participa nesta quarta-feira (17), às 15h, da entrega do novo Terminal Dergo, na Avenida Anhanguera, no Setor Aeroviário. A inauguração será conduzida pelo governador Ronaldo Caiado e marca mais uma etapa do Projeto Nova Anhanguera, considerado o maior programa de modernização já realizado no corredor BRT Leste–Oeste.
O terminal passou por uma ampla requalificação estrutural, com ampliação de 558 metros quadrados, implantação de iluminação em LED e modernização completa das instalações elétricas, hidráulicas e de drenagem. As plataformas foram reconstruídas e ampliadas, com foco na melhoria do fluxo de passageiros e no aumento da segurança e do conforto dos usuários do transporte coletivo.
Os acessos ao Terminal Dergo também foram totalmente reprojetados. O espaço ganhou bilheterias mais ventiladas e funcionais, além da instalação de catracas tipo gabinete modelo Slim, equipadas com portas antievasão. Portões específicos para pessoas com mobilidade reduzida, acionados remotamente, completam o conjunto de melhorias voltadas à acessibilidade.
Embarque e desembarque
Ao todo, oito locais de embarque e desembarque vão atender os usuários, sendo seis para as linhas alimentadoras e dois para o BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), com sete linhas. Estas, que atendem o Terminal Dergo, terão embarque por meio da Avenida Anhanguera, tanto do lado leste quanto oeste.
A entrada nos ônibus será realizada pelas portas à direita do motorista, porque no local não há plataformas em piso alto. Este modelo de embarque é o mesmo realizado atualmente nas extensões do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) para Trindade, Goianira e Senador Canedo.
Já para as linhas alimentadoras, o acesso deverá ser feito apenas no sentido oeste. O embarque será realizado pelas portas traseiras dos veículos, da mesma forma como é feito atualmente no Terminal Dergo.
Durante o período das obras, dezenas de profissionais da RedeMob Consórcio estarão à disposição no local, devidamente identificados, para conduzir, atender e acolher os usuários que tiverem dúvidas ou que necessitem de algum serviço.
Mapas com orientação dos locais de parada das linhas, placas e totens de informação também foram instalados nos locais de parada dos ônibus e em seus arredores, além de distribuição de panfletos explicativos.
Nova estrutura
A nova estrutura conta com 28 locais de embarque e desembarque de passageiros com cobertura, iluminação fotovoltaica para maior segurança durante o período noturno, banheiros com acessibilidade, além dos serviços de compra de créditos e recarregamento do Bilhete Único.
A estrutura temporária do Dergo ainda contará com rampas de acesso para portadores com deficiência (PcD), pisos de alerta e sanitários exclusivos.
Além da acessibilidade, a estrutura temporária contará com câmeras de monitoramento que funcionam 24 horas, integradas a uma Central de Segurança de Transportes e a Secretaria de Segurança Pública.
Uma base do Batalhão de Terminais da Polícia Militar será instalada no local, e vigilantes terceirizados também estão no local dando apoio. É possível acionar a Polícia Militar por meio do Aplicativo SimRmtc, acessando o APP Mulher Segura.
Tarifa
Com o benefício oferecido pelo Bilhete Único, os usuários do transporte público coletivo poderão fazer até quatro integrações dentro de um intervalo de 2h30 sem pagar uma nova tarifa. Caso não tenha o Bilhete Único, o usuário pode utilizar cartão de crédito ou débito, comprar a passagem por meio de um QR-Code nas bilheterias ou nas próprias máquinas de autoatendimento.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Ronaldo Caiado / Sandro Mabel / Transporte Coletivo / Cidades / Notícias do Estado

