17 de dezembro de 2025
Mobilidade Urbana

Novo Terminal do Dergo é entregue e eleva padrão do transporte coletivo em Goiânia

Equipamento foi totalmente requalificado, recebeu ampliação estrutural e integra o maior projeto de modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou nesta quarta-feira (17), ao lado do governador Ronaldo Caiado, da entrega do novo Terminal Dergo, localizado na Avenida Anhanguera, no Setor Aeroviário. A inauguração marca mais uma etapa do Projeto Nova Anhanguera, considerado o maior programa de modernização já realizado no corredor BRT Leste–Oeste, eixo fundamental da mobilidade urbana da Região Metropolitana da capital.

Com investimento de R$ 16,5 milhões, o terminal passou por uma requalificação completa, incluindo ampliação de mais de 558 metros quadrados, reconstrução das plataformas, modernização das redes elétrica, hidráulica e de drenagem, além da implantação de iluminação em LED, câmeras de segurança e novos espaços de convivência para usuários, motoristas e comerciantes.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, a obra representa respeito à população que depende diariamente do transporte coletivo. “Isso aqui representa respeito às pessoas que utilizam o transporte público. Esse terminal foi construído há 26 anos e nunca tinha sido reformado. O que nós fizemos agora foi praticamente reconstruir tudo do zero”, afirmou.

Mais conforto, segurança e dignidade aos usuários

Durante a coletiva, Caiado destacou o novo padrão adotado nos terminais do Eixo Anhanguera, com ambientes mais arejados, teto elevado, comunicação visual moderna e foco em higiene e segurança. “Você vê a altura do teto, a sofisticação no atendimento, o padrão de excelência dos banheiros, das áreas dos motoristas, do restaurante e da área de conforto para os passageiros. Tudo pensado para quem passa por aqui todos os dias”, disse.

O terminal atende cerca de 25 mil pessoas diariamente e agora conta com monitoramento por câmeras em tempo integral e presença integrada das forças de segurança. Caiado anunciou ainda a construção de um Batalhão da Polícia Militar ao lado do terminal, que será responsável pela segurança do transporte coletivo em toda a região metropolitana. “As mulheres podem ficar tranquilas. Hoje os ônibus têm câmeras e, se alguém cometer qualquer abuso, a polícia estará pronta para agir”, ressaltou.

Tarifa congelada há sete anos e frota mais moderna do país

Um dos pontos mais enfatizados na coletiva foi a manutenção da tarifa do transporte coletivo em R$ 4,30 há sete anos, um feito inédito no país. “Nunca se viu algo assim no Brasil. São sete anos com a tarifa congelada. A maior parte do custo é bancada pelo Estado e pela Prefeitura de Goiânia para não pesar no bolso do cidadão”, afirmou Caiado.

O governador lembrou que o subsídio só é possível porque houve investimento pesado na renovação da frota e na infraestrutura. “Não adianta pagar tarifa técnica e ter ônibus velho quebrando no meio do caminho, como era antes. Tivemos que investir em ônibus, terminais, estações e no asfalto. Isso custa bilhões, mas resgata um sistema que estava destruído”, explicou.

Atualmente, mais de 600 ônibus já foram substituídos, e outros 600 devem chegar nos próximos meses. A frota inclui veículos com ar-condicionado, wi-fi, carregadores USB, além de ônibus elétricos e movidos a biometano. Caiado anunciou ainda que Goiânia receberá, a partir do próximo ano, o maior ônibus biarticulado elétrico do mundo. “Vai ser o maior biarticulado elétrico do mundo circulando aqui”, destacou.

Região metropolitana como referência nacional

O prefeito Sandro Mabel elogiou a decisão tomada pelo governo estadual durante a pandemia, quando o sistema poderia ter colapsado. “Foi uma decisão corajosa. Em vez de deixar o transporte coletivo piorar, o governador investiu, rejuveneceu a frota e elevou a qualidade. Hoje, a Região Metropolitana de Goiânia é exemplo para o Brasil”, afirmou.

Segundo Mabel, poucas regiões metropolitanas conseguem operar com tarifa única, integração plena e padrão elevado de qualidade. “Eu participo da Frente Nacional de Prefeitos e posso dizer: pouquíssimas cidades têm uma região metropolitana tão organizada como Goiânia”, disse.

O vice-governador Daniel Vilela reforçou que o modelo adotado em Goiás é resultado de uma decisão política firme. “Seria mais fácil deixar o problema colapsar e jogar a responsabilidade para os prefeitos. Mas o governador assumiu a responsabilidade, construiu um projeto moderno, compartilhou os custos e garantiu investimentos”, afirmou.

Próximas entregas e novos investimentos

Durante a coletiva, o governo anunciou que apenas três terminais ainda aguardam entrega para a conclusão total do eixo: Senador Canedo, Praça A e Padre Pelágio. O terminal de Senador Canedo será inaugurado ainda nesta sexta-feira; a Praça A, em janeiro; e o Padre Pelágio entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Além disso, a partir de janeiro, começam a ser entregues 21 novos ônibus, com previsão de ampliação da frota ao longo de 2026. Também estão previstas novidades como integração com bicicletas e a implantação da metronização, sistema inteligente de controle semafórico para reduzir o tempo de viagem e melhorar a fluidez do transporte coletivo.

“O transporte coletivo só funciona quando há planejamento, investimento contínuo e integração. Hoje, sem dúvida, a Região Metropolitana de Goiânia é referência nacional e uma das melhores do mundo”, concluiu o secretário Adriano Lima.


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