Será apresentado nesta terça-feira (26), o novo modelo de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. O sistema já está em operação em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, e segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a implantação visa melhorar a experiência do usuário.
Segundo informações da CMTC e RMTC, haverá uma reformulação completa do sistema de bilhetagem. A ideia é trazer mais comodidade e praticidade aos usuários. Os novos meios de pagamento para utilização dos ônibus contemplam diferentes modelos e facilitam a aquisição da passagem, além de garantir mais segurança aos usuários.
O novo modelo será apresentado pelo presidente da CMTC, Benjamin Kennedy, e membros da RMTC. Ele terá funcionalidades como biometria facial, pagamento por QR Code, cartões Sitpass, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo.
A primeira fase irá contemplar a biometria facial e o QR Code, e será executada em até oito meses após a assinatura do contrato. A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa.
A nova forma de bilhetagem promete flexibilização tarifária por tipo de dia, horário ou linha, e possibilitar maior integração eletrônica entre as linhas sem uso dos terminais.
De acordo com a prefeitura de Goiânia, a transição para o novo sistema de bilhetagem será executada sem prejuízos ao sistema atual. Todas as etapas do processo vão acontecer de forma a minimizar o impacto durante o período de transição. O objetivo é esclarecer para os usuários todos os benefícios que chegarão com a mudança, por meio de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC.
Leia mais sobre: Cidades