23 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 26/06/2020 às 20:14

Novo ministro da Educação mentiu? Reitor de universidade diz que Decotelli fez curso, mas não concluiu doutorado

(Foto: Redes Sociais/PR)
(Foto: Redes Sociais/PR)

O reitor da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, Franco Bartolacci, afirmou nesta sexta-feira (26/06) que o novo ministro da Educação do Brasil, Carlos Alberto Decotelli não obteve o título de doutor na instituição como consta em seu currículo. O reitor salientou que por mais que o ministro feito doutorado na Universidade, ele ainda não foi aprovado na tese “Portanto, ele não é doutor pela Universidade Nacional de Rosário”, disse em entrevista ao Estadão.

Franco também foi ao Twitter compartilhar um tweet do presidente da República, Jair Bolsonaro em que mencionava o currículo do novo ministro. Na publicação, Bolsonaro cita o doutorado pela Universidade argentina. O diretor retuitou ressaltando que Carlos Eduardo Decotelli não havia “obtido a titulação de doutor que se menciona neste publicação”.

Ao Estadão, o novo ministro reafirmou ter o título e enviou à reportagem a cópia de um certificado com o símbolo da universidade argentina. Na publicação do jornal paulista a informação é de que o documento seja datado de 7 de fevereiro de 2009. Ele respondeu à reportagem de forma direta: “É verdade. Pergunte lá para o reitor”.

Porém, o ministro se esquivou quando perguntado se havia apresentado a tese, necessária para a conclusão do curso. Caso realmente não tenha o título de doutor, também consta no currículo de Decotelli um pós-doutorado o que também ficaria comprometido.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2 / Política