08 de agosto de 2024
Minirreforma

Novo decreto permite criação de quase mil cargos comissionados no 2° mandato de Caiado

De acordo com o governo a nova estrutura e os novos cargos criados, contemplam a necessidade de implementar e efetivar as diretrizes da gestão 2023-2026
Novo decreto permite criação de quase mil cargos comissionados no 2° mandato de Caiado. (Foto: Divulgação)
Novo decreto permite criação de quase mil cargos comissionados no 2° mandato de Caiado. (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado, permitiu, por decreto publicado no último dia 16 no Diário Oficial do Estado, a criação de quase mil cargos comissionados no começo de seu segundo mandato. Se comparado a 2019, quando foi feita uma reforma administrativa pelo governador, houve um aumento de 1.149 cargos. As informações são do jornal O Popular.

Na mesma data, foi publicado também nova lei da minirreforma administrativa que estabelece 6.108 comissionados em assessoramento, com remuneração que varia entre R$ 1.212,66 e R$ 25.000,00.

Em junho de 2019, na ocasião em que Caiado promoveu reforma administrativa, a nova lei estabeleceu R$ 4.959 cargos comissionados fora da estrutura básica ou complementar.

Portanto, conforme reportagem de O Popular, a última mudança foi feita em abril de 2022, e um aumento de 28 cargos, e agora com aumento significativo de 6.108 vagas.

Houve aumento de 66 vagas para os cargos com maiores salários, os chamados assessoramento especial, de símbolos AEG, AE1 e AE2 e os salários variam entre R$ 8,8 mil e R$ 25 mil. Dentro deste grupo entra a criação de 40 integrantes do quadro de Pessoal da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que precisam ser bacharéis em direito e indicado pelo titular da pasta, com remuneração de R$ 8,8 mil.

No grupo de assessoramento superior, foram criadas 312 vagas com salários entre R$ 3,6 mil e R$ 6,6 mil. Para assessoramento intermediário foram criados 510 cargos e salários que variam entre R$ 1,2 mil e R$ 2,6 mil.

Além disso foram criadas também duas secretarias, sendo a de infraestrutura e a do Entorno do DF, mudança de nome de outras três e a criação de novas gratificações. Com as alterações, a Secretaria-Geral da Governadoria, passou a se chamar Secretaria-Geral de Governo, a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, agora é Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Governo passa a ser Secretaria de Relações Institucionais (Serint).

De acordo com o governo a nova estrutura e os novos cargos criados, contemplam a necessidade de implementar e efetivar as diretrizes da gestão 2023-2026.


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