23 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 11/05/2021 às 19:50

Novo decreto manterá embarque prioritário no transporte coletivo

(Foto: Prefeitura de Goiânia)
(Foto: Prefeitura de Goiânia)

O novo decreto da Prefeitura de Goiânia manterá o embarque prioritário no transporte coletivo mesmo com relaxamento das restrições. O documento deverá ser publicado ainda nesta terça-feira (11/05). A medida para conter o avanço da Covid-19 nos Terminais e dentro dos ônibus tem sido bem avaliada pelos gestores.

“O grande vetor identificado são nas aglomerações dentro dos coletivos. A gente vai manter o embarque prioritário das atividades essenciais. Os comércios que tem condição de ir de transporte particular, que o façam. No transporte coletivo, ainda continuaremos tendo o embarque prioritário”, destacou o secretário de Governo, Arthur Bernardes Miranda.

O embarque prioritário para trabalhadores de serviços considerados essenciais como da saúde e segurança pública funciona desde a segunda semana de março estabelece o horário de entrada para essas categorias entre 6h e às 7h30.

Durante coletiva à imprensa no final da tarde de hoje, o prefeito Rogério Cruz salientou que apesar dos, é preciso manter o alerta. “Continuamos chamando a atenção da população para que os protocolos sejam rígidos”, disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao acrescentar que o diálogo foi peça fundamental para na elaboração do novo decreto.

Não haverá mais restrições aos fins de semana e será necessário seguir todos os protocolos sanitários como o uso de máscaras, higienização das mãos, além de evitar aglomerações. A proposta tem validade de 14 dias e será reavaliada ao término desse período, que será no próximo dia 25 de maio.

As atividades não essenciais, econômicas e não econômicas poderão funcionar durante os dias de domingo a sábado. Os bares e restaurantes poderão funcionar com lotação máxima de 50% da capacidade de pessoas sentadas, permitindo no máximo oito pessoas por mesa.

Autoriza também apresentação de música ao vivo limitando a quatro integrantes, mas desde que respeite o critério de 2,25 m² por integrante. Fica permitido o uso de brinquedoteca mediante agendamento prévio.

Para os estabelecimentos destinados à prática de esportes coletivos, fica limitada a capacidade que assegure distância de 1,5 metros entre as pessoas com distanciamento de 2,25 m² por pessoa para efeito de cálculo da capacidade de cada ambiente.

Nas feiras livres e especiais, fica autorizado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores, com a capacidade máxima de 30% de sua capacidade total e obedecendo rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No Centro Cultural Mercado Popular da 74 fica autorizada a apresentação exclusivamente de música ao vivo limitando a quatro integrantes desde que respeitado o critério de 2,25 m² por integrante e para efeito de cálculo da capacidade de cada ambiente.

O funcionamento dos parques Mutirama e Zoológico de Goiânia também está autorizado, além de clubes recreativos, porém com lotação máxima de 50% da sua capacidade.

Para os eventos públicos e privados de quaisquer natureza, desde que presenciais, fica permitida exclusivamente a realização dos eventos corporativos e de eventos sociais, limitando a ocupação de no máximo 50% do espaço e com a capacidade máxima de 150 pessoas, mas sem pista de dança. Ambos deverão obedecer a nota técnica da SMS.


Leia mais sobre: Destaque / Goiânia