O coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, já estava em território espanhol um ano antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia. Segundo um estudo da Universidade de Barcelona, divulgado nesta sexta-feira (26), o patógeno foi encontrado no esgoto local em 12 de março de 2019.
De acordo com a universidade, os cientistas observaram amostras obtidas de duas estações de tratamento de esgoto da Catalunha devido ao fato de ser possível haver grandes quantidades de genoma de coronavírus nas fezes.
“Os níveis do genoma do Sars-CoV-2 coincidiram claramente com a evolução dos casos de Covid-19 na população”, explicou o coordenador do trabalho, Albert Bosch, conforme informações da agência “EFE”.
Segundo cientistas, muitas pessoas que contraíram o vírus à época devem ter sido diagnosticadas como portadoras da gripe comum. “Identificar a propagação do Sars-CoV-2 com um ano de antecedência teria permitido uma resposta melhor à pandemia”, declarou Bosch.
O vírus causador da Covid-19 foi descoberto em Wuhan, na província de Hubei, na China, local do primeiro surto da doença, em dezembro de 2019. Várias pesquisas, no entanto, mostram que o patógeno poderia estar circulando antes.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Mundo