Dom João Justino de Medeiros Silva toma posse nesta quarta-feira (16) como novo arcebispo metropolitano na Arquidiocese de Goiânia. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco há dois meses para substituir Dom Washington Cruz, de 75 anos, que entrega a missão após 19 anos na função.
O novo arcebispo tem 55 anos e, como mostrou o DG, um perfil mais progressista. Ele levanta bandeiras constantes nas redes sociais, como a necessidade de vacinação contra a covid-19 e críticas ao desmatamento.
A cerimônia de posse está marcada para às 18h, no Santuário Basílica Sagrada Família. Haverá transmissão ao vivo pelo no YouTube.
Perfil
Dom João Justino tem 55 anos, nasceu em Juiz de Fora-MG, em 22 de dezembro de 1966, e se ordenou padre em 13 de dezembro de 1992.
O clérigo foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011, pelo Papa Bento XVI. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora.
Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Ele também tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).
Leia mais sobre: Cidades