Os hospitais estaduais de Pirenópolis, Jaraguá e Santa Helena de Goiás terão nova gestão. O governo do estado vai selecionar novas Organizações Sociais (OSs) interessadas em assumir o comando das unidades, após o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) desistir de continuar na administração dos hospitais.
O IBGH alegou dificuldades financeiras para seguir na gestão. As unidades administradas pela OS eram alvos de reclamação de atrasos salariais e pagamento de fornecedores, além de atendimento ao cidadão. Após ter a capacidade de gestão questionada pela Secretaria Estadual de Saúde, a organização social disse que enfrenta dificuldades de aquisição e relacionamento com o mercado.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, o chamamento das novas OSs para substituição da gestão dos hospitais seguirá dois caminhos em paralelo.
“Ocorrerá um processo regular, que demora um pouco mais, entre 90 e 120 dias; e um emergencial, que deve ser finalizado provavelmente na próxima semana, com vigência máxima do contrato de 180 dias. Dessa forma, não haverá nenhuma descontinuidade do serviço entregue aos goianos”, garantiu Alexandrino.
A SES-GO informou que as organizações sociais qualificadas no estado serão selecionadas para assumir a gestão em caráter emergencial. “Pode ser uma, duas ou três instituições, não é um pacote fechado. Concomitantemente, o processo regular de chamamento público será iniciado. Para a transição, criamos uma comissão com equipe de técnicos da secretaria para observar questões assistenciais, financeiras, contábeis, patrimoniais e de recursos humanos. Nosso trabalho é para que não haja descontinuidade dos serviços”, destacou Alexandrino.
Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2 / Notícias do Estado