22 de novembro de 2024
Economia • atualizado em 04/10/2020 às 22:40

Novas formas de empreender surgem durante a pandemia

Pandemia força pessoas a iniciarem seus empreendimentos
Pandemia força pessoas a iniciarem seus empreendimentos

O interesse das pessoas em iniciar um novo empreendimento durante a pandemia cresceu bastante. Com os decretos de fechamento do comércio, algumas empresas tiveram de fechar suas portas e alguns enxergam no empreendedorismo uma solução para iniciar um novo negócio, de modo que novas formas de empreendedorismo surgiram a partir de um momento de crise. .

O cenário não-amigável no mercado de trabalho e o receio em ser demitida, fizeram que Michele Carvalho Santos encontrar uma segunda opção para complementar sua renda. “Como eu estava vendo que o mercado da moda estava crescendo bastante e que as pessoas não poderiam sair para comprar roupas, foi aí que pensei em facilitar essas entregas e com um preço baixo. A partir dessa ideia de vender as roupas, aproveitando o mercado e as oportunidades”.

O ramo alimentício também cresceu drasticamente ao longo do período de pandemia. Por morar em um lugar que não tem estruturas para gerar empregos, Elielma de Sousa Miranda iniciou a produção de tortas, bolos e sobremesas, sendo este o meio mais eficaz para não ficar parada durante a pandemia.

Mas empreender também tem seus gastos, desafios e dificuldades e Elielma teve de encarar os altos preços dos ingredientes que utilizava. “Algumas coisas fiz e não deram certo pelo preço, estava tudo muito caro, vendia bastante, mas quando chegava para fazer as contas, não dava nem para pagar as despesas”.

Para Michele o desafio é ter um capital para investir nas roupas, mas não apenas, é fundamental estudar o contexto do mercado em que se pretende investir. “Ter uma noção para saber o que está vendendo, pesquisar, noção de ter cliente. Como está crescendo, muita gente está investindo nesse mercado da moda, então para você fidelizar o seu cliente você tem que ter umas estratégias boas”.

“O início de um novo sonho” (Foto: Matheus Henrique dos Santos)

Novas formas de empreender

Ediselma Passos da Silva teve sua loja localizada na região da 44 afetada por conta dos decretos de fechamento de comércio e teve que fechar seu negócio. Buscando novos

meios de continuar trabalhando em seu ramo, as vendas online tiveram um grande aumento, as indicações e a relação com o cliente foi o fator principal deste ocorrido. “Os clientes que eu já tinha, achei que eles não iam comprar durante a pandemia, mas começaram a fazer pedido, com isso os clientes foram indicando e repassando meu contato para outros. As vendas começaram aumentar e investimos mais na matéria prima para estar produzindo cada dia mais”.

A pandemia trouxe mudanças e forçou adaptações. O confeiteiro Gabriel Vieira dos Santos teve que alterar os tamanhos de formas de bolos para se ajustar ao momento. “Tive que me adequar à questão do tamanho dos bolos, pois como não se faz festas para muitas pessoas, tive que fazer bolos menores”.

“Após o primeiro mês de pandemia, os números de encomendas começaram a melhorar e por incrível que pareça, aumentaram. Eu penso que principalmente pelo fato das pessoas estarem isoladas, então inevitavelmente elas ficam mais carentes e com isso dar-se a importância de valorizar o aniversário do outro”, destaca o confeiteiro.

Para a professora universitária de empreendedorismo, Vânia Cristina Dourado, empreender não quer dizer que você tem que abrir mão de tudo que construiu, mas sim que ainda tem um espaço para realizar um sonho e transformá-lo em uma grande oportunidade. Com isso, foi onde iniciou o processo de sua confeitaria, Vânia sempre foi uma jovem que gostava muito de fazer bolos, não perdia uma oportunidade de mostrar o seu dom, não tinha vontade de ser uma grande confeiteira, mas na pandemia esse seu olhar despertou e foi onde iniciou os cursos e lives para aprimorar seu conhecimento.

“A primeira coisa que devemos fazer é ir atrás das informações, pesquisar, realizar levantamentos e até mesmo conhecer as empresas de sucesso que nos espelhamos. O empreendedor deve saber identificar dentre suas motivações e experiências, o que ele gosta de fazer. Não vale copiar algo que deu certo com outra pessoa”, destaca a especialista.

“Com esforço e dedicação, seus objetivos serão alcançados”

Dicas importantes para um bom empreendimento

Buscar conhecimento e aperfeiçoamento constante; Melhorar suas técnicas e habilidades e inovar, se dedicar sempre e persistir apesar dos obstáculos. Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao início de um novo empreendimento, o medo de não dar certo e as condições financeiras muitas vezes é uma barreira que deverá ser enfrentada.

Para a empreendedora Vânia, não é necessário ter dinheiro para iniciar um projeto. Mas ainda mais imprescindível é trabalhar com demandas.“Ter dinheiro é importante sim para a estruturação do negócio após essa fase de testes, pesquisas, trabalho informal. Pois chega um momento que precisamos nos estruturar para crescer, investir no negócio. O mais importante é saber com quem posso contar financeiramente”.

O professor de empreendedorismo, Rodrigo Ferreira Inácio relata que o empreendedorismo é saber e entender que o empreendedorismo é um processo e uma mudança de atitude. “Estamos confortáveis no papel de consumidor e quando falamos de empreendedorismo é essencial buscar oportunidades e ter iniciativa, ser criativo, correr riscos calculados, exigir qualidade e eficiência, ser persistente, ter comprometimento, buscar informações, estabelecer objetivos e metas, fazer planejamento e monitoramento constantemente”.

Rodrigo Ferreira Inácio é professor de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Gestão Comercial e Administração da UNI-Araguaia – Centro Universitário e Coordenador de cursos da Escola de Negócios da UniCambury – Centro Universitário.

Planejar antes de iniciar um processo de empreendimento é essencial para se estabelecer um bom negócio, “Um bom planejamento antes de iniciar um negócio é essencial, pois reúne ordenadamente todas as informações e ideias sobre o negócio, força o empreendedor a analisar, formalizar e justificar todos os aspectos críticos do negócio, simula as consequências de diferentes estratégias competitivas, oferta de valores e de planos financeiros, testa o conhecimento, a motivação, e a dedicação do empreendedor e dos possíveis sócios e colaboradores do negócio”.

(Por Tiago Teixeira dos Santos – Estagiário do convênio do Diário de Goiás com a UNIARAGUAIA. Com edição de Domingos Ketelbey.)


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