*Goiânia* – Em breve o telespectador da Nova TBC será nsurpreendido com o maior e nnmais moderno cenário para telejornalismo da televisão Goiana, com total de 126 metros quadrados. Em 2011, a emissora iniciou o processo de modernização de suas instalações e em 2018, inaugurou a digitalização do seu sinal. Durante as fases do projeto, uma reforma completa foi realizada em seus estúdios localizados na região sudeste da capital. O objetivo era preparar o espaço para de receber o projeto cenográfico “O novo cenário vai permitir maior interação. Oferecendo assim maior mobilidade aos apresentadores e entrevistadores na condução das notícias. Ou seja, informalidade em um espaço mais moderno e tecnológico” relata João Bosco Bittencourt, presidente da Agência Brasil Central (ABC).
Com tecnologia de ponta, o novo espaço para os telejornais e programas jornalísticos será construído em um estúdio com área útil total de 300 metros quadrados, um dos maiores do estado. O projeto, desenvolvido pela equipe de arquitetura e cenografia da ABC, foi pensado para atender os detalhes proporcionados pela alta definição, garantindo uma nova qualidade visual, e a inclusão das novas tendências de interação da linguagem comunicacional.
A tradicional bancada ainda está presente, mas com novo formato, permitindo a movimentação dos âncoras. Já as entrevistas contarão com um lugar reservado e aconchegante para receber os convidados. “Este é mais um passo para a interatividade, buscando levar o telespectador mais próximo da TV. O intuito é fazer com que a participação que hoje é realizada via redes sociais, apareça durante os jornais.” conta Suzete Amâncio, Chefe de Núcleo da Nova TBC.
Em um outro ponto, um telão de LED com quarto metros de comprimento por dois de altura, dará apoio para uma outra bancada, que possibilita a participação do telespectador e uma dinâmica informal na condução do jornal. O esporte também faz parte do projeto e seu espaço recebe formas de losango em sua composição, remetendo a ideia uma bola de futebol. A atualização já era um objetivo da direção da emissora, que trabalhou para aprovação do projeto “A modernização é um desejo antigo e a chegada da alta definição apenas acelerou esse processo” acrescenta Suzete.
O compromisso da Nova TBC com o jornalismo interativo faz parte das mudanças na linha editorial adotada nos últimos meses e visam levar ao telespectador uma TV moderna e participativa “A principal vantagem do novo cenário é ampliar no mesmo espaço físico e de tempo, a qualidade da informação levada ao público. Garantindo nossa missão de informar, analisar e comentar os fatos” afirma Bosco. As obras para construção do cenário já estão em andamento e a previsão é que o telespectador possa ver tudo na tela, ainda no início do segundo semestre deste ano.
Leia mais sobre: Notícias do Estado