A nova rodada da pesquisa do Ipec mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto no primeiro turno, dois pontos a mais do que a última, mas com oscilação dentro da margem de erro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece estacionado com 31%. Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT), com 7%, tecnicamente empatado com a senadora Simone Tebet (MDB), que tem 4%.
Este é a primeira pesquisa feita pelo pelo instituto, fundado por ex-executivos do Ibope, depois das manifestações no 7 de Setembro. A pesquisa anterior havia sido divulgada no início da semana passada e esta foi divulgada nesta segunda-feira (13) pela TV Globo. Ainda em relação às variações, o percentual de intenções de voto em Ciro Gomes teve variação negativa de um ponto, enquanto o de Tebet permaneceu estável.
Em relação aos outros candidatos, 1% declararam a intenção de votar na candidata Soraya Thronicke (União Brasil) e 1% em Felipe D’Avila (Novo). Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos seguem em 6%. Os que disseram não saber ou não responderam à pesquisa são 4%.
Também houve divulgação de uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro em que o Ipec captou placar de 53% para o petista e 36% para o atual chefe do Executivo. O instituto ouviu presencialmente 2.512 eleitores entre 9 e 11 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Jair Bolsonaro / Política