As obras da nova Unidade Prisional Regional (UPR), em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal está chegando na fase final. O presídio está com 95% das obras concluídas e tem previsão de entrega já nos próximos meses. A unidade promete desafogar o sistema penitenciário e ampliar a segurança pública da região.
O presídio de Novo Gama tem capacidade para 300 detentos e integra um plano estratégico do Governo de Goiás para ampliação do sistema prisional do Estado. Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões na construção, a estrutura será mais moderna, segura e seguirá protocolos adotados em presídios de segurança máxima.
A unidade está localizada em um terreno de 40 mil metros quadrados, com área construída de 5,6 mil metros quadrados. A penitenciária de Novo Gama contará com quatro alas para detentos, além de áreas administrativas, de saúde, segurança e vivência coletiva.
Investimento na segurança pública
O Governo de Goiás também anunciou a construção de outras unidades prisionais em Caldas Novas e Formosa, com previsão de conclusão até julho de 2025. As obras, somadas ao Presídio Estadual de Anápolis, em ampliação, representam um investimento total de R$ 102 milhões e a criação de 1.100 novas vagas.
Além da ampliação das vagas, Goiás pretende investir no aumento do quadro de servidores para atuação nos novos postos. O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, ressaltou que está em andamento um concurso público para contratar 1.600 novos policiais penais, com previsão de conclusão ainda este ano.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Penitenciária de Novo Gama / Segurança Pública / Sistema prisional de Goiás / Cidades / Notícias do Estado