22 de novembro de 2024
Destaque • atualizado em 25/02/2021 às 09:26

Nova fase da vacinação em Goiás deverá alcançar idosos entre 80 e 84 anos

Ronaldo Caiado pede para que prefeitos não façam concessões nos grupos prioritários (Foto: André Saddi/Governo de Goiás)
Ronaldo Caiado pede para que prefeitos não façam concessões nos grupos prioritários (Foto: André Saddi/Governo de Goiás)

As 82,3 mil doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram a Goiás nesta quarta-feira (24/02) serão distribuídas aos municípios nesta semana e vão reforçar o plano estadual de imunização. A remessa será destinada prioritariamente ao público com idade entre 80 e 84 anos. Como são necessárias duas aplicações da CoronaVac, o número de beneficiados com os lotes chegará a 67,9 mil goianos. “Poderemos chegar a atingir até os 79 anos de idade. Eu peço aos prefeitos que vacinem dentro da faixa etária e sem fazer concessões”, solicitou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). 

Caiado também anunciou ainda que terá uma reunião na próxima terça-feira (02/03) com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch. “Vamos sentar e discutir a capacidade de entrega do governo russo e a de produção da empresa União Química”, detalhou.

Durante a entrevista coletiva na Rede de Frio, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, informou que as vacinas começam a ser distribuídas para as 18 regionais a partir desta quinta-feira (25/02). “Cem por cento dos imunizantes da AstraZeneca serão para a dose 1”, explicou. Já as 28,8 mil da CoronaVac serão repartidas. “Metade fica guardada para garantir a segunda [aplicação] de quem recebeu a primeira”, complementou. 

Além do contato direto com representantes estrangeiros, o governador tem negociado com donos de laboratórios para adquirir mais imunobiológicos. As tratativas tornaram-se possíveis após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a Estados e municípios a aquisição de imunizantes, caso a União não cumpra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.     

“Eu sempre defendi o Plano Nacional de Imunização. O que buscamos é solidariedade federativa”, ressaltou. De acordo com Caiado, o objetivo dos governadores é buscar novas alternativas para reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo governo federal. “Nossa responsabilidade é buscar caminhos para que o Brasil receba o maior volume de doses e que nós possamos, cada vez mais, vacinar as pessoas”, disse. 

Crédito extraordinário 

Além das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado recebeu outra boa notícia nesta quarta-feira. Foi aprovado em primeira votação, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei, que autoriza o Executivo, por meio do Fundo Estadual de Saúde (FES), a utilizar R$ 60 milhões do orçamento para a compra de vacinas contra a Covid-19. A matéria foi enviada à Casa pelo governador Ronaldo Caiado e apreciada em caráter de urgência. “Fizemos um cálculo médio e, com esse valor, atingimos 1 milhão de doses”, destacou o governador. 

Após lido em plenário e apreciado na Comissão Mista, o PL seguiu para votação em sessão extraordinária. O texto foi aprovado por unanimidade, com 28 votos favoráveis. 


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque