A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), 46.160 doses de vacina contra a Covid-19. Os imunizantes serão destinados a idosos acamados, com idade superior a 60 anos, em sistema home care, nesta terça-feira (9), e aos idosos acima de 85 anos, residentes na capital, nos próximos dias 10, 11 e 12.
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirmou que a imunização para idosos acima de 85 anos terá início na próxima quarta-feira (10), em sete escolas do município, além dos drive-thrus localizados no Shopping Passeio das Águas e estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Setor Universitário.
“Iniciaremos na quarta-feira, da letra ‘A’ à letra ‘I”. Na quinta-feira, dia 11, da letra ‘J’ à letra ‘N’. E no último dia, sexta-feira, dia 12, os idosos de 85 anos acima vacinam da letra ‘N’ à letra ‘Z’. Lembrando que, caso alguns desses idosos não compareçam no dia, nós poderemos então, caso haja falta, estendermos até o final de semana, para podermos vacinar completamente os idosos de 85 anos a mais”, explicou.
Rogério Cruz afirmou que deseja que este seja “um trabalho de empenho e dedicação”, para que todos os idosos da capital sejam imunizados o mais rápido possível. “É um desejo nosso, estamos lutando para que, o mais breve possível, possamos ter mais doses de vacina, para continuarmos a vacinação na cidade de Goiânia”, ressaltou.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Dr. Durval Ferreira, 30.000 doses das vacinas recebidas estão destinadas ao atendimento para segunda dose da Coronavac, enquanto apenas 16.000, também do Instituto Butantan, estão direcionadas à vacinação do novo grupo.
“Nós temos nossos dados demográficos de que as pessoas com mais de 85 anos que residem no município, são em em torno de 15 a 16 mil pessoas, sendo que em torno de mais ou menos 3 mil destas pessoas, estão em regime de home care ou algum tipo de deficiência maior, em domicílio, acima de 60 anos, relata o secretário. O nome das escolas onde haverá a imunização ainda não foram divulgadas.
“Serão sete escolas, distribuídas entre os sete distritos sanitários goianos, de forma estratégica, para que as pessoas daquela região se desloquem até aquela escola”, afirma Durval, que esclarece ainda o motivo da imunização ocorrer nestes locais: “Esses idosos ficaram grande parte do tempo reclusos, se protegendo em casa. Levá-los a um ambiente que existem também pessoas doentes, aumentaria o risco delas. Sem contar que, na escola, nós temos a possibilidade de um conforto maior para essa população”.
Os acamados acima de 60 anos, que não são cobertos pela Estratégia de Saúde da Família, devem fazer o agendamento para receber a vacina pelos telefones da Central Humanizada de Orientações da Covid-19, nos números 3267-6123 e 3524-6305.