Em 2024, o programa Nota Fiscal Goiana registrou aumento de adesão entre os consumidores goianos. Somente no primeiro semestre do ano, foram 12,3 milhões de documentos fiscais emitidos no CPF de consumidores inscritos. O número representa aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
O programa da Secretaria da Economia possui 917 mil inscritos e já recebeu este ano 51 mil novos cadastros, até o momento. As notas fiscais emitidas no primeiro semestre de 2024 totalizam R$ 5 bilhões.
Conforme dados da Economia, por mês, uma média de 402 mil pessoas exigiram em suas compras o documento fiscal com a identificação pessoal, 5% a mais do que a média mensal entre janeiro e junho de 2023.
Para o superintendente de Informações Fiscais da Secretaria da Economia, Luciano Alves Pessoa, o avanço na quantidade de usuários que exigem o CPF da nota é resultado do aumento de inscritos e também da maior conscientização do consumidor, já que receber a nota fiscal é um direito do comprador.
“É importante cultivar esse hábito. Quem exige a nota ajuda a impedir a atuação de empresas que têm a intenção de sonegar, ou seja, não repassar ao Estado o imposto já pago pelo consumidor. Ao inserir o CPF, também pode receber os benefícios oferecidos pelo programa Nota Fiscal Goiana”
Benefícios
Os cadastrados no programa Nota Fiscal Goiana concorrem a sorteios mensais de prêmios em dinheiro e podem receber até 10% de desconto no IPVA do ano seguinte. Para se inscrever no programa, basta acessar o site oficial e inserir os dados solicitados.
O coordenador do programa, Leonardo Vieira de Paula, lembra que os valores arrecadados em impostos são revertidos em melhorias para a população em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública.
Os consumidores inscritos também podem utilizar a área restrita no site www.goias.gov.br/nfgoiana/ para consultar as notas emitidas em seu nome. “É mais uma proteção para o consumidor, caso precise ter acesso ao documento fiscal no futuro”, explica.
Leia mais sobre: Nota Fiscal Goiana / Secretaria da Economia; / Notícias do Estado