24 de dezembro de 2024
Destaque 2

Nos Estados Unidos, ex-policial é condenado pelo homicídio de George Floyd

Ex-policial foi acusado por homícidio quando não há intenção de matar (Foto: Reprodução/CNN)
Ex-policial foi acusado por homícidio quando não há intenção de matar (Foto: Reprodução/CNN)

O ex-policial de Mineápolis Derek Chauvin foi condenado nesta terça-feira (20/04) por homicídio no episódio de prisão e morte de George Floyd, um marco na história racial dos Estados Unidos e uma repreensão ao tratamento dado pela polícia aos negros no país.

O júri de 12 membros considerou Chauvin, de 45 anos, criminalmente responsável pela morte de Floyd, após três semanas de depoimentos de 45 testemunhas, incluindo transeuntes, policiais e especialistas médicos. Os jurados iniciaram suas deliberações na segunda-feira (19).

Em um confronto mostrado em vídeo, Chauvin, que é branco, pressionou o joelho no pescoço de Floyd, um homem negro de 46 anos algemado, por mais de nove minutos, no dia 25 de maio de 2020, quando ele e três colegas policiais detiveram Floyd, que foi acusado de usar uma nota falsa de US$ 20 para comprar cigarros em um supermercado.

A morte de Floyd gerou protestos contra o racismo e a brutalidade policial em muitas cidades dos Estados Unidos e ao redor do mundo no ano passado. O tribunal de Mineápolis foi cercado por barricadas e vigiado por agentes da Guarda Nacional.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2