Os goianos enfrentam nesta semana a nona onda de calor de 2024. Com o predomínio de uma nova massa de ar seco e quente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para altas temperaturas associado a baixa umidade relativa do ar, válido até a próxima quarta-feira (2).
A onda de calor deve durar até a próxima semana, com aumento das temperaturas em até 5ºC a mais do que a média esperada para este período do ano. Além do elevação das temperaturas e da baixa umidade, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) também alerta para a qualidade do ar em nível regular ruim, impactada principalmente pelas queimadas.
Segundo o alerta do Inmet, a onda de calor afeta parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Distrito Federal. No Centro-Oeste, a previsão é tempo quente e seco, exceto no noroeste do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, onde não se descartam pancadas de chuva isoladas.
Em Goiânia, haverá predomínio de sol, temperatura máxima podendo chegar aos 36ºC e umidade relativa do ar variando de 18% a 65%, para esta quarta-feira (2). A expectativa é de que, a partir da próxima semana, ocorra aumento de nebulosidade e favorecimento para a chegada de novas chuvas, conforme prognóstico do Inmet.
Leia mais sobre: Alerta Inmet / cimehgo / Inmet / Onda de calor / Cidades