Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 7, mostra que Marcelo Freixo (PSB) aparece à frente na disputa para o governo do Rio de Janeiro com 22% de intenções de voto, seguido pelo atual governador, Cláudio Castro (PL), com 18%. Na sequência estão Rodrigo Neves (PDT), com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 5%, Cyro Garcia (PSTU), com 4%, e Felipe Santa Cruz (PSD), com 3%. Paulo Ganime (Novo) tem 2%.
Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado expressa sua preferência sem que seja apresentada uma lista de opções, Freixo tem 5% das intenções de voto, e Castro, 4%. Nessa modalidade, até mesmo o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provável candidato ao Planalto, foi lembrado pelos eleitores: 2% disseram que votariam nele para o governo do Rio.
Ainda segundo o levantamento, mais de 30% dos eleitores consultados pretendem votar branco ou nulo em outubro, patamar que é superior ao do primeiro colocado na disputa. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Foram entrevistadas 1.218 pessoas entre os dias 5 e 7 de abril. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob número RJ-05998/2022.
Leia mais sobre: Datafolha / Eleições 2022 / Governo do Rio de Janeiro / Brasil