{nomultithumb}
Na abertura da 22ª edição do Mutirão da Prefeitura, que acontece neste sábado (15/06) e se estenderá também neste domingo (16/05) Sudoeste de Goiânia, cerca de 120 serviços públicos municipais estão sendo oferecidos à população. O diferencial desta edição é que o governo do Estado também foi parceiro e disponibilizou 30 serviços públicos de sua competência. O governador Ronaldo Caiado (DEM) que participou do evento ao lado de Iris Rezende (MDB) voltou a falar em estender o Mutirão para todo o estado de Goiás. “Vamos juntos aqui tentar, não só na cidade de Goiânia mas também em todo o Estado de Goiás ampliar essa ação, a participação da população com as unidades do governo”, destacou.
O prefeito não deixou de manifestar sua felicidade em contar com a parceria do governo estadual nesta edição do Mutirão. Ele relembrou que a Polícia Civil já esteve presente em outras edições emitindo novas carteiras de identidade, mas agora o Governo aumenta a gama de serviços disponibilizados. “Nós passamos a contar e eu fico muito feliz com isso com a participação do governo estadual na pessoa do nosso governador Ronaldo Caiado. Já a Polícia Civil expedia carteiras de identidade nos anteriores mas hoje vem todas as repartições estaduais que possam oferecer serviços e estarão de mãos dadas com a Prefeitura de Goiânia”, destacou.
Nesta edição, o governo do Estado disponibilizou 30 serviços prestados nos Vapt-Vupts. Além da emissão de carteira de identidade, a população pôde emitir novas vias de CPF e de certidões, atendimentos do Ipasgo e Procon. A Secretaria de Desenvolvimento Social também está disponibilizando informações sobre Bolsa-Família, Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, Carteira do Autista, ônibus para atendimento à mulher, Passe Livre Estudantil e carteira de estudante. Outros oito órgãos do estado estarão a postos com atividades para os participantes.
Iris Rezende também não deixou de destacar a aproximação da Prefeitura com a população por meio dos Mutirões. “Eu sempre tenho falado, o Mutirão é o poder se deslocando dos Palácios e repartições públicas para o meio do povo. Milhares de pessoas não tem condições de deixar o trabalho no meio de semana para ir resolver questões junto ao governo municipal e estadual. Aqui não, vem todas as repartições e aqui essas pessoas hoje e amanhã, estarão resolvendo seus problemas”.
“Estamos de mãos dadas”
Ao lado de Iris Rezende, o governador Ronaldo Caiado não deixou de elogiar o prefeito da capital. Exaltou sua trajetória política e disse que está à disposição para participar de novas edições. “É um primeiro passo extremamente importante [a parceria entre município e estado no Mutirão], estamos de mãos dadas. Nunca neguei essa trajetória política do Prefeito Iris Rezende. É uma característica que eu também tenho participação direta que é a presença do político junto com a população.”
Caiado também ressaltou o que disse Iris Rezende: política se faz é no meio do povo. “Político de gabinete eu não acredito nele. Política é no meio do povo, é pé no chão. É exatamente no bairro, nas regiões que ainda tem suas carências e limitações. É que nós temos que mostrar a ação do governo, a mão do governo municipal e estadual”, salientou.
Antes de sugerir que pretende levar o Mutirão para outras cidades do Estado, voltou a mirar seus olhos para a gestão anterior. “Eu ainda tô recuperando uma situação que eu herdei muito dura”, lamentou para depois publicizar seu desejo de levar edições do Mutirão para o interior: “Vamos juntos aqui tentar, não só na cidade de Goiânia mas também em todo o Estado de Goiás ampliar essa ação, a participação da população com as unidades do governo e aí vamos conseguir ter resultados maiores, tenho certeza”, completou.
Desde a última segunda-feira, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), estão na região do Mutirão desenvolvendo uma série de ações, como limpeza, tapa-buracos, pintura de meio-fio, roçagem, revitalização da sinalização de trânsito e reforma de prédios públicos.
Leia mais sobre: Goiânia