“Ninguém faz segurança pública sozinho”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (UB), durante abertura do Congresso Nacional de Comandantes Gerais das PMs, realizado na manhã desta quinta-feira (25). O evento foi realizado no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Com um público estimado em 800 inscritos e da presença de todos os comandantes-gerais das PMs do Brasil, o encontro trouxe como tema “Estratégias de Polícia Ostensiva com Impacto Direto na Redução da Criminalidade em Goiás”. Na ocasião, Caiado parabenizou as forças de segurança do Estado e reforçou: “Eu não governo sozinho. Governo também com os demais poderes”.
Vale lembrar que, no momento, o Estado realiza intensas ações contra o crime organizado. Inclusive, na última quarta-feira (24), a Polícia Civil de Goiás, por meio das Delegacias Estaduais de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON) e Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), deflagrou a Operação Imediata para a fiscalização de 10 postos em Goiânia e Região Metropolitana.
O objetivo foi verificar sonegação de impostos, adulteração de combustíveis e outras irregularidades. O governador confirmou durante o congresso que a ação policial não irá se limitar apenas aos postos de gasolina, sendo necessária também em outros âmbitos, como entidades sociais e transporte público.
Durante o congresso, Caiado fez uma reflexão sobre o modo como buscou fazer com que a ação surtisse um efeito imediato na segurança pública. “Como eu teria condições de promover em uma única e primeira ação no Estado de Goiás algo que pudesse fazer com que uma medida imediata trouxesse uma repercussão imediata para o povo goiano sentir exatamente a força de um estado democrático de direito”.
Em um comparativo nacional e regional, Caiado trouxe dados que reforçam os resultados das ações de segurança pública no Estado. Segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB), entre os anos de 2020 a 2023, o índice de violência em Goiás foi considerado menor do que a média nacional. Anteriormente, em 2016, o Estado atingiu o pico de 44,1 mortes por cem mil habitantes, já em 2023 esse índice se reduziu para 15,4.
Confira a transmissão do evento ao vivo na íntegra:
Críticas ao Governo Federal
Durante coletiva de imprensa, Caiado afirmou ser prerrogativa do governo federal, o combate ao narcotráfico, ao contrabando de armas e lavagem de dinheiro, porém criticou os valores irrisórios de investimentos federais. ” Como demonstrei aqui, é menos de um por cento do que o gasto em segurança no Estado de Goiás, ou seja, eu gastei mais de R$ 17 bilhões e o governo federal ainda com menos de um por cento. Então, é irreal um combate que estamos tendo hoje”, disse.
O que mais nos preocupa são crimes que são federais, no entanto, o governo federal está muito mais preocupado em querer interferir na rotina da nossa polícia no sentido de botar a câmara ou de dizer que a invasão de propriedade não pode ser ali naquele momento dado controle pelas nossas forças de segurança.
Ronaldo Caiado.
Leia mais sobre: Goiás / Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Cidades / Notícias do Estado