22 de novembro de 2024
Segurança Pública • atualizado em 25/07/2024 às 12:48

“Ninguém faz segurança pública sozinho”, diz Caiado durante Congresso Nacional de Comandantes Gerais das PMs

Em um comparativo nacional e regional, Caiado trouxe dados que reforçam os resultados das ações de segurança pública no Estado
Na ocasião, Caiado parabenizou as forças de segurança do Estado e reforçou: "Eu não governo sozinho". (Foto: Secom).
Na ocasião, Caiado parabenizou as forças de segurança do Estado e reforçou: "Eu não governo sozinho". (Foto: Secom).

“Ninguém faz segurança pública sozinho”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (UB), durante abertura do Congresso Nacional de Comandantes Gerais das PMs, realizado na manhã desta quinta-feira (25). O evento foi realizado no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Com um público estimado em 800 inscritos e da presença de todos os comandantes-gerais das PMs do Brasil, o encontro trouxe como tema “Estratégias de Polícia Ostensiva com Impacto Direto na Redução da Criminalidade em Goiás”. Na ocasião, Caiado parabenizou as forças de segurança do Estado e reforçou: “Eu não governo sozinho. Governo também com os demais poderes”.

Vale lembrar que, no momento, o Estado realiza intensas ações contra o crime organizado. Inclusive, na última quarta-feira (24), a Polícia Civil de Goiás, por meio das Delegacias Estaduais de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON) e Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), deflagrou a Operação Imediata para a fiscalização de 10 postos em Goiânia e Região Metropolitana.

O objetivo foi verificar sonegação de impostos, adulteração de combustíveis e outras irregularidades. O governador confirmou durante o congresso que a ação policial não irá se limitar apenas aos postos de gasolina, sendo necessária também em outros âmbitos, como entidades sociais e transporte público.

Durante o congresso, Caiado fez uma reflexão sobre o modo como buscou fazer com que a ação surtisse um efeito imediato na segurança pública. “Como eu teria condições de promover em uma única e primeira ação no Estado de Goiás algo que pudesse fazer com que uma medida imediata trouxesse uma repercussão imediata para o povo goiano sentir exatamente a força de um estado democrático de direito”.

Em um comparativo nacional e regional, Caiado trouxe dados que reforçam os resultados das ações de segurança pública no Estado. Segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB), entre os anos de 2020 a 2023, o índice de violência em Goiás foi considerado menor do que a média nacional. Anteriormente, em 2016, o Estado atingiu o pico de 44,1 mortes por cem mil habitantes, já em 2023 esse índice se reduziu para 15,4.

Caiado trouxe dados que reforçam os resultados das ações de segurança pública no Estado. Segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB). (Foto: Secom).

Confira a transmissão do evento ao vivo na íntegra:

Críticas ao Governo Federal

Durante coletiva de imprensa, Caiado afirmou ser prerrogativa do governo federal, o combate ao narcotráfico, ao contrabando de armas e lavagem de dinheiro, porém criticou os valores irrisórios de investimentos federais. ” Como demonstrei aqui, é menos de um por cento do que o gasto em segurança no Estado de Goiás, ou seja, eu gastei mais de R$ 17 bilhões e o governo federal ainda com menos de um por cento. Então, é irreal um combate que estamos tendo hoje”, disse.

O que mais nos preocupa são crimes que são federais, no entanto, o governo federal está muito mais preocupado em querer interferir na rotina da nossa polícia no sentido de botar a câmara ou de dizer que a invasão de propriedade não pode ser ali naquele momento dado controle pelas nossas forças de segurança.
Ronaldo Caiado.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado