O Natal do Bem, promovido pelo Goiás Social em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), tem se consolidado como um dos maiores eventos de acolhimento e inclusão social do Estado, atraindo visitantes de diversas regiões do país e ampliando o atendimento a públicos em situação de vulnerabilidade.
Até o último levantamento, o evento já recebeu 3.424 pessoas, vinculadas a 39 entidades sociais, número quase três vezes maior do que o registrado em 2024, quando 11 instituições levaram 1.080 atendidos ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. A programação segue até 4 de janeiro de 2026, com expectativa de crescimento ainda maior do público atendido.
Para a coordenadora do Goiás Social e presidente da OVG, a primeira-dama Gracinha Caiado, o sucesso da iniciativa reflete a essência do trabalho social desenvolvido pelo Estado. “Governar é saber cuidar, é ter o sentimento de responsabilidade com as pessoas. Isso só demonstra que Goiás é um estado que acolhe a todos, que trabalha e tem um olhar diferenciado para com aqueles que mais precisam”, afirmou.
Visitas sociais reforçam espírito de acolhimento
As entidades participantes recebem atenção especial da equipe da OVG e dos personagens do Complexo Natalino, que interagem com crianças, idosos e pacientes em tratamento médico, reforçando o clima de confraternização e inclusão.
Entre os visitantes estão 50 crianças em tratamento oncológico atendidas pelo Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). Para a médica oncologista e coordenadora do Cuidado Paliativo do Cora, Franciely Viana Paranhos, a visita proporciona uma pausa na rotina marcada por limitações. “Ao levar as crianças para ver as luzes de Natal, aquecemos os corações das crianças e dos pais. Temos a oportunidade de transportá-los, mesmo que por pouco tempo, para a terra da magia, onde sonhar e viver são a mesma coisa”, destacou.
Segundo a profissional, a experiência contribui inclusive para o bem-estar físico. “Essa emoção ativa o sistema de liberação de endorfinas e torna todo o corpo mais forte, porque somos mente e corpo. Se eu estou feliz, meu corpo fica forte”, completou.
Inclusão e diversidade no centro da programação
O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), de Bela Vista de Goiás, também integrou a programação com a participação de 100 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
De acordo com a coordenadora do NAI, Márcia Regina Couto, a experiência foi marcante para os participantes. “Estar aqui torna o Natal ainda mais especial para as nossas crianças, promovendo experiências memoráveis e momentos de integração e alegria. Elas se sentiram especiais, tratadas com carinho e sem nenhuma discriminação. Toda a equipe da Dona Gracinha está de parabéns”, afirmou.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro / Governo de Goiás / Gracinha Caiado / Natal do Bem / Ronaldo Caiado / Cidades / Notícias do Estado

