20 de dezembro de 2024
Cidades

“Não vou sair processado da Comurg”, afirma novo presidente ao tomar posse

Foi oficializada durante solenidade realizada nesta sexta-feira (20), a troca da presidência da Comurg. Ormando Pires Júnior deixou o cargo e foi substituído pelo controlador Geral do Município, Edilberto Dias. Durante a posse, uma das frases de efeito do novo titular da companhia é de que não sairá do órgão processado.

Por diferentes motivos os últimos presidentes, Luciano de Castro e Ormando Pires Júnior foram processados. Edilberto Dias preferiu não fazer críticas aos antecessores dele, mas destacou que atuará pela legalidade dentro do órgão.

“Vou analisar todos os contratos, vou trazer procuradores, vou trazer auditores do Município tudo dentro da Comurg, vamos trazer os melhores quadros da Prefeitura aqui pra Comurg. Eu não vou sair daqui processado”, afirmou.

Edilberto Dias argumentou que gosta de tudo dentro da legalidade. Ele avaliou que conhece bem a Comurg, pois como controlador do município, fez algumas auditorias no órgão e fez algumas recomendações. Ele destaca que um dos principais problemas é relativo a manutenção dos caminhões que coletam o lixo na cidade.

“Minha primeira providência é fazer as devidas licitações. A Controladoria vinha fazendo diversas recomendações para a Comurg. O processo está bem encaminhado. O principal problema da Comurg é a manutenção dos caminhões e acho que nós vamos corrigir isto muito em breve. Há uma manutenção programada para a próxima semana”, explicou.

Corte de gastos

O novo presidente da Comurg afirmou que uma reforma administrativa na Comurg não está descartada. Ele pretende aprofundar nos estudos feitos pelo responsável da área de planejamento da Prefeitura de Goiânia, Paulo César Pereira. A intenção é reduzir gastos e aumentar a eficiência da máquina pública.

“A gente precisa dar condições para que os servidores trabalhem. Meu colega Paulo César (Planejamento) já fez um profundo estudo. Tenho que sentar primeiro, conhecer a gestão e na semana que vem já teremos resultado. Se precisar reduzir estrutura reduziremos, se precisar cortar gratificações, cortaremos.

Ouvidoria

Além de limpar a imagem da Comurg, Edilberto Dias destacou que um dos grandes desafios será de realizar a devida manutenção em Goiânia. Ele informou que uma das primeiras medidas a serem adotadas é a criação de uma Ouvidoria na Comurg, para que o cidadão tenha melhores condições de fazer reclamações e sugestões.

O novo titular da Comurg acumulará até a próxima semana a função de presidente da companhia e Controlador do Município.

De saída

O ex-presidente, Ormando Pires Júnior evitou em entrar em polêmicas. Não quis, por exemplo, responder se a saída dele era política ou técnica. Ele ressaltou apenas que procurou fazer o melhor enquanto esteve a frente da Comurg.

“Tentei nestes 18 meses a frente da Comurg fazer o melhor, entendo que peguei a Comurg no ápice da crise do lixo, entregando ela agora com uma frota que está trabalhando dentro da normalidade, com frequência normal, acredito que tem plenas condições de continuar melhorando”, afirmou.


Leia mais sobre: Cidades