22 de novembro de 2024
Cidades

“Não há motivo para pânico”, diz Fátima Mrué sobre Coronavírus em Goiânia

Fátima Mrué diz que ações preventivas foram reforçadas. Foto: Samuel Straioto.
Fátima Mrué diz que ações preventivas foram reforçadas. Foto: Samuel Straioto.

Durante prestação de contas da área da Saúde do segundo quadrimestre de 2019, na Câmara Municipal de Goiânia, a secretária Fátima Mrué detalhou que haverá uma intensificação dos cuidados da pasta em relação ao Coronavírus.  Até o momento não há confirmação de casos em Goiás. No Brasil já são 52 casos. Pacientes com suspeita da doença estão sendo levados para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). O Coronavírus foi classificado como Pandemia.

“Nós temos uma situação que nos dá tranquilidade, pois estamos nos preparando há um bom tempo. Nós temos protocolos instituídos. A secretaria de Saúde de Goiânia se reuniu com a do Estado preventivamente, e isso nos deu oportunidade de fazer um plano de contingência com antecedência. Nós já conversamos com vários segmentos para que as medidas sejam as mesmas e que não tenhamos nenhuma morte”, destacou a secretária Fátima Mrué.

A secretária reforçou a necessidade de ações preventivas, principalmente de higienização e evitar locais de aglomeração para evitar a transmissão da doença.  Ela relatou que inicialmente pacientes sejam levadas para unidades básicas para fazer o primeiro diagnóstico. Ela ressaltou que até o momento não há motivo para pânico.

Passo a passo

A secretária de Saúde Fátima Mrué orienta que pacientes com sintomas ao procurarem as unidades, já estarão à disposição máscaras que deverão ser colocadas. Será feita uma primeira triagem. Se o paciente for enquadrado como suspeito será encaminhado ao HDT, pois todos os casos estão sendo direcionados para lá, seja para confirmação ou descarte.


Leia mais sobre: / Cidades