19 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:20

“Não fizemos tudo que é necessário, mas o que é possível”, diz Paulo Garcia

Paulo Garcia durante prestação de contas na Câmara (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Paulo Garcia durante prestação de contas na Câmara (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Durante a prestação de contas do 2º quadrimestre, realizada nesta sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Goiânia, o prefeito da cidade, Paulo Garcia (PT), foi questionado sobre o que deixará para a próxima administração. O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade e fez uma espécie de balanço da gestão. Ele destacou que realizou ações em diferentes áreas e ficarão para o futuro dos goianienses.

Paulo Garcia argumentou que em todo o período que está à frente da prefeitura não fez tudo o que é necessário, mas tudo o que era possível fazer de acordo com as condições. O prefeito apresentações números de algumas áreas como: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, do Macambira Anicuns.

Educação

Na área da Educação, o prefeito Paulo Garcia destacou que até 2010 quando ele assumiu a administração, haviam sido criadas 12.057 vagas, desde o início da implantação da Educação Infantil em Goiânia. A partir da data foram criadas 14 475 vagas. Vale ressaltar que ainda há um déficit segundo a prefeitura de cerca de 4 mil vagas.

“12.475 vagas, eu vou dar os números e o senhor faz a comparação que achar conveniente. Até 2010 que foi quando eu assumir, foram criadas 12.057 vagas, eu até 2016 no período que assumi, criei 14.475 e até 2010 foram criadas 12.057 vagas, desde o início da implantação da educação infantil na cidade de Goiânia”, destacou o gestor, se dirigindo ao vereador Izídio Alves (PR).

O prefeito disse ainda que foi na gestão dele que foram iniciadas a entrega de kits escolares para a rede municipal de Educação.

“São 344 mil e 34 kits entregues, antes era 0, nunca houve entrega desses kits de uniforme antes da minha administração. Nós inauguramos 40 quadras poliesportivas novas, nas unidades novas e em escolas antigas que nunca tiveram uma quadra coberta. Nós atendemos 130 mil alunos na rede municipal de educação”, argumentou.

Saúde

Paulo Garcia declarou que na gestão dele foram entregues 32 unidades de saúde, incluindo o Hospital e Maternidade Dona Iris, duas Upas, uma no Jardim Itaipu e outra no Jardim Curitiba, O petista disse que está em andamento as obras do Hospital e Maternidade Oeste o Centro de Saúde da Vila Redenção, que pretende entregar ainda neste ano. O prefeito disse ainda que foram reformadas ou ampliadas 20 unidades de saúde.

No decorrer da campanha, candidatos têm apresentado propostas para expandir o horário de atendimento em unidades 24 horas de saúde. “Até 2010 nós tínhamos onze unidades 24h na cidade de Goiânia, agora em 2016 nessa data que nos encontramos nós temos 14 unidades, três unidade a mais do que tínhamos em 2010”, declarou.

O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns é de reconhecimento de todos, inclusive daqueles que disputam a minha secessão. Eu só posso dizer que vamos entregar 30% da obra total que é o nós havíamos proposto, e é de um padrão de excelência reconhecido internacionalmente. É uma requalificação dos bairros por onde ele tem passado.

Parques

Paulo Garcia disse que na cidade existem 40 parques. Destes, 16 foram construídos na administração dele. Os outros, ao longo dos 83 anos de Goiânia. Uma das principais obras segundo o prefeito é o início do Programa Urbano Ambiental, Macambira Anicuns. O prefeito relatou que se comprometeu a entregar a 30% do parque linear.

Infraestrutura

O prefeito destacou que estão em andamento obras nas Marginais Botafogo e Cascavel. Em relação a Botafogo, estão em obras avançadas o trecho entre a Avenida 136 e a 2ª Radial, no sentido norte-sul. Também está sendo construída a ponte da Rua 1018 que ligará a Vila Maria José ao Setor Pedro Ludovico.

“Vai ainda ficar faltando para as próximas administrações a margem esquerda, o viaduto da 136 que nós já temos o projeto pronto e os recursos naquele empréstimo de 100 milhões de dólares junto a CAF, lá existem recursos previstos pra ele, ele continua tramitando no órgãos federais, falta agora a aprovação final do tesouro nacional e depois do senado. Se o clima político nacional permitir, isso for aprovado ainda esse ano, o meu sucessor terá esses recursos garantidos”, disse.

O prefeito destacou que está em andamento a construção do BRT, a implantação dos corredores e os trechos cicloviários.

Praça Cívica, Mutirama e Zoológico

“Fomos nós que requalificamos a Praça cívica, isso que tem lá hoje não existia, lá era um estacionamento, mal organizado. Pode ser muito para alguns, mas fomos nós que fizemos, infelizmente, fomos nós que fizemos. Nós requalificamos o Mutirama e o Zoológico. O Mutirama atual, que foi uma obra da década de 60 inicial do ex-prefeito Iris Resende, quando nós recebemos fomos nós que fizemos a requalificação, o que é o zoológico e o Mutirama atual foi essa administração que realizou”, destacou.

Habitação

O prefeito Paulo Garcia disse ainda que promoveu a regularização fundiária em 57 loteamentos e que foram entregues 8.874 unidades habitacionais no programa Minha Casa Minha Vida.

Leia mais

Prestação de contas termina em palco de disputa política na Câmara


Leia mais sobre: Política