Na estreia do técnico Zé Ricardo, o Vasco fez de São Januário seu caldeirão mesmo sem torcedores presentes. Com gol de Mateus Vital, o time cruz-maltino bateu o vice-líder Grêmio por 1 a 0 neste sábado (9) e saltou para a sexta posição na tabela do Campeonato Brasileiro.
Enquanto os vascaínos chegaram a 31 pontos, o Grêmio se manteve com 43 pontos e perdeu a chance de pressionar o líder Corinthians, que enfrenta o Santos neste domingo (10), também pela 23ª rodada da competição.
Com os portões do estádio fechados, não restou alternativa aos torcedores senão ficar do lado de fora. Centenas de vascaínos ficaram na porta de São Januário, e era possível ouvir os gritos de apoio em alguns momentos.
Ainda que tenha dominado das ações na primeira etapa, o Grêmio não ameaçou a meta de Martín Silva. Com melhor toque de bola, faltou ao time tricolor um pouco mais de agressividade e objetividade para chegar ao gol. Já o Vasco fez uma partida marcada pela aplicação tática e foi preciso quando chegou ao ataque.
Com jogadores criativos no meio, o Vasco que colecionou as poucas oportunidades da etapa inicial. Aos 35 minutos, Madson cruzou, e Nenê, sozinho dentro da área, concluiu para fora. Sete minutos depois, Ramon fez bom cruzamento para Mateus Vital, que desta vez não desperdiçou.
O roteiro da etapa final foi bem semelhante ao do primeiro tempo. Mais retraído, Vasco deu campo ao Grêmio e aguardou a hora certa para tentar revidar no ataque. Apesar dos espaços oferecidos, o Grêmio não conseguiu agredir o rival. Assim como no tempo anterior, Martín Silva foi um espectador privilegiado na partida.
Com a vantagem construída, os vascaínos foram aplicados na marcação e não se expuseram desnecessariamente. Com a entrada de Paulinho, o Vasco se insinuou um pouco mais, mas soube se defender das investidas gremistas até o apito final.
Agora, os gaúchos voltam suas atenções para a Copa Libertadores. Na quarta (13), o time de Renato Gaúcho visita o Botafogo pelas quartas de final da competição continental. Já o Vasco tem a semana livre até o duelo diante do Corinthians, no domingo da próxima semana (17).
VASCO
Martín Silva, Madson (Yago Pikachu), Breno, Anderson Martins e Ramon; Wellington, Escudero (Bruno Paulista), Wagner (Paulinho), Nenê e Mateus Vital; Andrés Ríos. T.: Zé Ricardo
GRÊMIO
Marcelo Grohe, Edílson, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Patrick) e Léo Moura (Everton); Fernandinho e Lucas Barrios (Arroyo). T.: Renato Gaúcho
Estádio: São Januário, no Rio
Juiz: Héber Roberto Lopes (PR)
Cartões amarelos: Escudero e Wellington (VAS)
Gols: Mateus Vital (VAS), aos 42 minutos do primeiro tempo
Leia mais sobre: Esportes