07 de janeiro de 2025
Cidades

Na Cidade de Goiás, Marconi e Valéria passeiam pela antiga capital e batem papo com moradores

O governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo aproveitaram a bela manhã de sol na Cidade de Goiás para passear pelas ruas da antiga capital e conversar com moradores. Sem seguranças, Marconi e Valéria percorreram o Centro Histórico e estiveram no Mercado Municipal, recentemente restaurado. O governador registrou em suas redes sociais a recepção calorosa que recebeu da população no Facebook (www.facebook/MarconiPerillo) no Twitter (@MarconiPerillo) e no Instagram (@MarconiPerillo).

No Mercado Municipal, construído em 1926 e agora completamente recuperado e devolvido para o uso de comerciantes, moradores e turistas, Marconi e Valéria bateram um papo descontraído com quem passava pelo local. No Mercado, o governador reencontrou amigos e se sentou para contar, ouvir e relembrar novas e velhas histórias. 

“Estou aqui para fazer o que mais gosto, reencontrar amigos, e para apreciar a beleza que ficou o Mercado, completamente restaurado em parceria entre o Governo de Goiás, o governo federal e a Prefeitura da Cidade de Goiás, uma obra belíssima, à altura do patrimônio histórico da nossa antiga capital”, disse Marconi. “Não sei vocês sabem, mas meu bisavô e meu avô foram deputado e senador aqui pela Cidade de Goiás desde 1898”, relembrou o governador.

Marconi atendeu a diversos pedidos de fotos e selfies de moradores e turistas. Vários vilaboenses aproveitaram a presença do governador para agradecer, pessoalmente, os investimentos feitos pelo Governo de Goiás no município, em especial a duplicação da GO-070, entre Goiânia e a Cidade de Goiás. A duplicação está na fase final, entre o trevo de acesso ao município de Mossâmedes e a antiga Vila Boa. A obra é estratégica para o turismo de Goiás e região, entre eles o calendário de eventos promovido pelo Governo de Goiás – Fica, Fogaréu e Festival Gastronômico.

Lançamento do FICA 

marconi e valeria em goias

e inauguração do Cine Teatro São Joaquim

Marconi e Valéria estiveram em Goiás nesta sexta-feira (2) e neste sábado (3/6) para o lançamento da 19.ª edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e para a inauguração, em parceria com a Prefeitura de Goiás e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), da requalificação do Cineteatro São Joaquim, principal espaço cultural da antiga Vila Boa.

O governador, ao saudar os vilaboenses pelo novo espaço cultural, falou de sua felicidade de lançar, numa única noite, o restauro do Cineteatro São Joaquim e o 19ª edição do Fica, festival do qual teve a honra de lançar em 15 oportunidades. Marconi disse que nunca deixou, desde que se elegeu governador, que alguém faça uso político da cultura.

Por exemplo, explicou, sempre defendeu o nome de Salma Saddi na superintendência do Iphan. Também afirmou que “tem orgulho de ter sido sempre um governador atento às questões culturais”. Marconi lembrou, por exemplo, da luta para que Goiás fosse declarado Patrimônio Mundial. Ao final da fala, o governador declarou oficialmente aberta 19ª edição do Fica.

Por decisão do governador, o 19.º Fica voltou a ser realizado em junho (de 20 a 25), mês do dia mundial do meio ambiente (5/6), e após três anos, a mostra competitiva retorna a sua casa tradicional, o Cine Teatro São Joaquim, que passou por obras de requalificação. O tema do Festival 2017 é Cidades Sustentáveis – Os desafios do século 21. Esta edição também celebra os 15 anos do título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco à Cidade de Goiás.


Leia mais sobre: Cidades